Vinte e quatro concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro apresentam esta quinta-feira um risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, estão em risco máximo de incêndio os concelhos de Silves, São Brás de Alportel, Tavira, Castro Marim, Alcoutim e Loulé (Faro), Abrantes, Mação e Sardoal (Santarém), Gavião e Nisa (Portalegre) e Figueira Castelo Rodrigo (Guarda).

No distrito de Bragança, estão sob este alerta os concelhos de Torre de Moncorvo, Freixo de Espada-à-Cinta, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros, Vimioso, Mirandela, Alfândega da Fé e Vila Flor.

Os concelhos de Vila de Rei, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, também apresentam risco máximo de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para esta quinta-feira no continente céu geralmente muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado na região Sul e interior Norte e Centro até início da manhã.

São esperados períodos de chuva, em geral fraca, no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, passando a regime de aguaceiros fracos a partir da tarde nas regiões Norte e Centro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela no final do dia.

O vento soprará fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte, com rajadas até 75 km/h nas terras altas do Norte e Centro, em especial a partir da tarde.

O IPMA aponta para possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal e uma descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.

As temperaturas máximas no continente vão oscilar entre os 16 graus Celsius na Guarda e os 25 graus em Faro.