Está marcado: a terceira geração do C4 será desvendada no próximo dia 30 de Junho, conforme fez saber a Citroën nas redes sociais. Sabe-se ainda que a variante que dará o pontapé de saída nesta nova “vida” do compacto francês será 100% eléctrica, adoptando a denominação comercial de ë-C4.

A Citroën é, assim, a última das marcas do Grupo PSA a abraçar a plena electrificação, pois ainda que tenha surpreendido com a revelação do Ami, a realidade é que este não se encaixa na definição de automóvel, sendo antes um quadriciclo.

Adeus trotinetas! Ami é “a loucura” na cidade

Sabe-se, desde já, que o novo C4 pouco ou nada terá que ver com o passado. A marca aproveita para “repaginar” a gama, pelo que desaparece o C4 Cactus. As versões térmicas mantêm-se, a gasolina e a gasóleo com potências entre os 100 cv e os 130 cv, mas o enfoque vai para o hatch a bateria que, seguindo a tradição da casa, apenas diferirá do C4 a combustão em pequenos detalhes, como o lettering do modelo. Isto no capítulo estético que, ao que tudo indica, vai evoluir para uma imagem mais próxima dos crossover coupé (a última moda).

Entre fotos do protótipo de desenvolvimento camuflado e indicações que fontes do construtor foram “passando” para a imprensa, sobretudo a gaulesa, parece que a terceira geração vai apostar num look mais aventureiro, cortesia de uma maior distância ao solo, ao mesmo tempo que exibe um pilar traseiro mais inclinado e uma ampla superfície vidrada, para inundar de luz o interior e realçar o comprimento (entre 4,35 e 4,40 metros). A confirmarem-se estas indicações, esta nova geração do compacto procura aliciar os clientes que apreciam os SUV coupé, não o sendo. E o facto de parecer mas não ser até poderá ser uma vantagem, na medida em que a aerodinâmica poderá sair beneficiada desse exercício.

O futuro C4 será fabricado aqui ao lado, em Madrid, e recorre à mesma plataforma do Peugeot e-2008 e DS3 Crossback E-Tense, a e-CMP no caso da variante eléctrica e simplesmente CMP para as versões térmicas – uma arquitectura modular que a PSA classifica de multienergia e que admite diferentes distâncias entre eixos, o que lhe permite cobrir diferentes modelos nos segmentos B (utilitários) e C (compactos).

O novo C4 deverá chegar aos concessionários no final deste ano, pois o arranque da produção está previsto para Outubro. A variante a bateria deita mão ao mesmo arsenal do e-2008 e do DS3 Crossback E-Tense: motor eléctrico de 100 kW (136 cv) e bateria de 50 kWh, o que lhe permitirá homologar uma autonomia algures entre os 340 km do e-208 e os 310 km do e-2008.