Ainda não se sabe quanto é que vai custar. Porém, na quinta-feira a Sony revelou o design da sua próxima consola de videojogos, a PlayStation 5, e divulgou os acessórios e os primeiros jogos que vão estar disponíveis. A PS5, siglas para PlayStation 5, vai substituir a PlayStation 4 (ou PS4) e é lançada no mercado no final do ano, entre outubro e dezembro.

[O trailer de apresentação das duas versões da PS5]

Ao arrancar o evento, a Sony mostrou a novidade que mais expectativa estava a gerar nos fãs: o design da consola. Ou, dizendo de melhor forma, das consolas. Sim, há duas versões. Além disso, a empresa revelou alguns acessórios, como um comando e câmara de alta-definição, e os primeiros títulos que a PS5 vai receber, como sequelas para jogos aclamados na PS4, como o jogo do Homem-Aranha “Marvel’s Spider-Man” e o “Horizon Zero Dawn”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O evento de apresentação que iria desvendar mais novidades da PS5 estava marcado para a semana passada (a consola foi anunciada em outubro de 2019, mas a Sony não revelou logo tudo). Contudo, com os protestos contra o racismo nos EUA e noutros países a marcarem a agenda, na sequência do homicídio de George Floyd pela polícia de Minneapolis, a empresa decidiu adiar a apresentação para esta semana.

Uma PlayStation 5 para quem ainda quer jogos físicos e outra para quem só quer o digital

A PlayStation 5 vai ter um modelo com suporte para discos Blu-Ray, como tiveram até agora os vários modelos da PS3, lançada em 2006, e da PS4, lançada em 2013. Além disso, a Sony vai lançar também uma versão apenas para jogos digitais. Ou seja, um modelo que não tem suporte físico para Blu-Ray.

A versão digital é uma das principais novidades de quinta-feira. Este modelo implica que a compra de jogos seja feita através de códigos para download disponibilizados pelos retalhistas ou através da loja digital da PlayStation, sendo preciso fazer o download na internet. Ou seja, é um modelo que retira da equação o ato de comprar o jogo numa loja e inserir o disco na consola. Não tendo uma entrada para Blu-Ray, presume-se que este modelo será mais barato.

À esquerda, a PlayStation 5 com suporte para discos, à direita o modelo apenas para jogos digitais

Esta não é a primeira vez que há uma consola de jogos a pensar num mundo completamente digital. Com a Xbox One, concorrente da PS4, a Microsoft teve uma versão “disc-free” (livre de discos, em português) mais barata do que outros modelos desta consola. Não obstante, a Microsoft continuou a produzir consolas com drive para Blu-Ray (atualmente, o formato físico mais utilizado, superior ao DVD).

Há vantagens neste modelo, como a comodidade de ter o jogo instalado na consola e não ser preciso trocar o disco. Contudo, há desvantagens: com os jogos digitais não dá para emprestar um jogo a um amigo, algo que a PlayStation gabava ser possível quando lançou a PS4. Em termos de design, os modelos são bastante semelhantes, tendo a Sony nesta geração optado por ter nas edições de entrada com uma cor branca a envolver a preta (desde 2000, com a PS2, que os modelos base eram todos negros). A diferença entre a PlayStation 5 “Digital Edition” é esta não ter na base uma saliência para discos. De resto, são iguais.

Alguém falou em acessórios?

As versões base de uma nova geração de consolas são vendidas, por norma, com um comando (que a Sony já tinha revelado em abril), a consola e os cabos necessários para se ligar à televisão. Com isto, o utilizador pode começar a jogar um jogo que comprou. No entanto, há sempre acessórios vendidos separadamente e a Sony divulgou-os também. Inicialmente, estes são: o Media Remote, um comando tradicional como os de televisão; o DualSense Charging Station, uma base para carregar os comandos de jogar da consola; a HD Camera, uma câmara de alta definição; e os Pulse3D, uns auscultadores sem fios.

[Veja na fotogaleria abaixo todos os acessórios da PS5 divulgados esta quinta-feira]

6 fotos

O comando tradicional extra serve para controlar de forma mais prática conteúdos media, como o Netflix (desde a PS2, que lia filmes DVD, que a Sony tem este acessório). Já a base para carregar os DualSense tem como objetivo carregá-los convenientemente quando não se está a jogar, não sendo necessário ligar um cabo à consola. No final, é uma questão de estética (ver a fotogaleria).

A PlayStation tem também a possibilidade se adicionar uma câmara HD dedicada (HD significa, em português, alta definição). Apesar de a Sony não ter apresentado uma nova versão dos óculos de realidade virtual PSVR, anunciou a câmara que poderá rastrear movimentos de aparelhos acessórios à consola como estes óculos. Além disso, este aparelho pode ser utilizado para fazer videochamadas ou para o jogador se filmar enquanto joga.

Por fim, os auscultadores Pulse3D, uns headphones com suporte a áudio 3D e dois microfones para cancelamento de ruído, uma tecnologia que a Sony tem apresentado em vários modelos auscultadores.

Miler Morales vai ser o Homem-Aranha também nas consolas e o Horizon Zero Dawn vai ter uma sequela

Por fim, a Sony também deu mais detalhes sobre aquilo que é o mais importante nas consolas: os jogos. Os principais jogos exclusivos apresentados foram: o “Marvel’s Spider-Man: Miles Morales”, sequela “Marvel’s Spider-Man” na PS4); o “Gran Turismo 7”, a nova edição do aclamado simulador de carros; e o “Horizon Forbidden West”, a sequela do “Horizon Zero Dawn”.

[O trailer do “Marvel’s Spider-Man: Miles Morales” para a PS5]

Contudo, a PlayStation não ficou por aqui e divulgou também mais títulos que a consola vai receber, como: o “Residente Evil Village”, a sequela do jogo de terror “Resident Evil 7”; uma nova versão remasterizada do “Grand Theft Auto 5” (“GTA 5”); o “Ratchet & Clank: Rift Apart”; o “Hitman 3”. Além disso, a empresa apresentou o “Project Athia”, o “Stray”, o “DeathLoop” e um jogo de plataformas dedicado ao herói de “Little Big Planet”, o “SackBoy: A Big Adventure”.