Shintaro Tsuji fundou a Sanrio em 1960 e desde então que dirige a empresa que, na década de 70, criou a personagem Hello Kitty. Agora, aos 92 anos, o empresário japonês anuncia que passará os destinos do império, cotado em bolsa, para as mãos do neto, dando origem a uma alteração de liderança inédita.

O anúncio foi feito na passada sexta-feira, com o presidente da empresa a retirar-se e a nomear para o cargo o seu neto, Tomokuni Tsuji, que já ocupava a posição de diretor-geral. Com 31 anos, o novo presidente da Sanrio partilha a data de nascimento com a boneca Hello Kitty — o dia 1 de novembro –, embora esta tenha nascido uns anos antes, em 1974.

Com a nomeação, Tomokuni Tsuji vai tornar-se no mais jovem CEO numa empresa do Topix, importante índice da bolsa de Tóquio. A sucessão no leme da empresa saltou uma geração, depois de Kunihiko Tsuji, filho do fundador da empresa, ter morrido em 2013, no seguimento de complicações cardíacas.

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A Hello Kitty chegou pela primeira vez ao mercado em 1975 na forma de um porta-moedas. Em 2014, a empresa revelou que a figura não é propriamente uma gata, mais sim uma “pequena menina feliz”, apesar das vibrissas.

O jovem gestor assume a liderança da empresa num momento particularmente difícil, sobretudo devido ao impacto da pandemia do novo coronavírus. Segundo resultados publicados na última sexta-feira, os lucros líquidos da Sanrio caíram na ordem dos 95% no último ano fiscal. As vendas sofreram uma quebra de 6,5%, o que corresponde a cerca de 456 milhões de euros.

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