775kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Huawei P40 ou a arte de imortalizar reencontros

Este artigo tem mais de 3 anos

Os bons momentos merecem ser preservados e guardados e nada melhor do que um telemóvel que nos permita guardar esses momentos com uma qualidade quase palpável.

Estamos em época de reencontros, de sorrisos rasgados, de lágrimas no canto do olho de emoção. Estamos a chegar ao verão com os primeiros mergulhos na praia, vem aí agosto e bom tempo que convidam às melhores fotografias, os fins de semana de piquenique, os finais da tarde com pores de sol que merecem ser encaixilhados. E imortalizados.

Haverá poucas coisas mais bonitas no mundo do que o sorriso de um dos “nossos”, sejam filhos, pais, avós, irmãos, sobrinhos ou amigos. O verão, quando o tempo parece fluir mais devagar, propicia os reencontros daqueles que nos são mais queridos. Este ano, nestes dias mais longos, imortalizemos os sorrisos. E não há melhor forma de o fazer do que através de uma fotografia, algo que hoje não podia ser mais simples, já que temos todo o poder na palma da nossa mão: o nosso smartphone.

A indústria dos telemóveis tem vindo a apostar cada vez mais em dotar o nosso telefone inteligente de capacidades antes inimagináveis. Entre as marcas, a Huawei claramente destaca-se por elevar o conceito de fotografia num smartphone a um patamar de excelência, comprovada pelos inúmeros prémios nacionais e internacionais que a marca tem vindo a ganhar consecutivamente. A aposta nas câmaras fotográficas e no software já não são propriamente recentes, uma experiência acumulada e agora materializada na nova série ‘P40’.

E aquele jantar que temos com o nosso grupo de amigos com quem já não estávamos há tanto tempo? A série P40 é a mais apropriada para não deixar passar o momento em branco. Nem este nem qualquer outro, como o penteado excêntrico que a amiga faz logo depois de um mergulho ou aquela tarde reservada para conhecer os miradouros de Lisboa e a cidade de vários ângulos diferentes. Seja qual for o momento, a série ‘P40’ está preparada para fazer parte da vida de cada um de nós, com uma qualidade acima da média para registar em registo fotográfico o que não pode ficar apenas guardado no coração.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Huawei P40 Series vence prémios TIPA 2020

A Huawei anunciou que a Technical Image Press Association (TIPA) concedeu à sua P40 Series o muito ambicionado TIPA World Awards 2020, premiando os três principais smartphonesHuawei P40, Huawei P40 Pro e Huawei P40 Pro+ – como os melhores smartphones de fotografia em 2020. Este é o quarto ano consecutivo em que a série P da Huawei é distinguida entre a concorrência pela TIPA, pelas soluções excecionais que oferecem e que os fotógrafos profissionais adoram e confiam.

Aliás, após o lançamento da Série Huawei P40, em março de 2020, o site DxOMark, considerado um dos maiores especialistas no que diz respeito a câmaras fotográficas, concedeu ao Huawei P40 Pro a mais alta classificação de câmara já alcançada num smartphone, com um total de 128 pontos. Depois de testes rigorosos aplicados pelo DxOMark às câmaras frontal e traseira do Huawei P40 Pro, este alcança a mais elevada pontuação de sempre obtida por um smartphone com mais 4 pontos que o anterior número um. A câmara selfie obteve também a pontuação mais alta de todos os tempos num smartphone.

Uma campanha histórica para uma série inovadora

Para assinalar esta inovadora série P40, a Huawei está a fazer uma das campanhas mais relevantes da sua história. Entre os dias 28 de maio e 17 de junho, compre um smartphone Huawei P40 Lite ou Huawei P40 Lite E e receba a band 4 da Huawei – uma pulseira desportiva inteligente, pequena e ergonómica.

Na compra de um dos modelos Huawei P40 Pro 5G ou Huawei P40 5G, a Huawei oferece 1 Huawei Watch GT 2e. A juntar a estas ofertas, a Huawei dá-lhe também acesso gratuito ao Huawei VIP Service durante um mês e a 3 meses de acesso gratuito à Huawei Música.

E, agora, vamos às características que fazem esta série P40 tão especial. A razão dos prémios atribuídos à série P é relativamente fácil de explicar. Equipada com o maior sensor CMOS da Huawei – e do mercado –, os equipamentos permitem captar fotografias com uma elevada definição de dia ou de noite com poderosas câmaras, conectividade 5G de alta performance aliado a um atraente design.

Basicamente, esta série da Huawei mantém a herança de excelência no que toca a fotografia. O grande sensor de 1/1,28 polegadas tem um tamanho de pixel de 2,44μm, permitindo aumentar a entrada de luz para obter um desempenho melhorado mesmo com baixa luminosidade, enquanto o novo design de periscópio consegue um zoom ótico verdadeiro até 10x no caso do P40 Pro+. Esta série vem equipada com o Kirin 990 5G e suporta conectividade 5G de alta velocidade e o Wi-Fi 6 Plus. O hardware avançado está incorporado numa estrutura bonita e compacta com o ecrã Huawei Quad-curve Overflow,  que proporciona uma fluidez e uma capacidade de resposta excecionais.

Incorporado na série Huawei P40 está o avançado Sistema de Câmaras Leica Ultra Vision, disponível nas configurações de câmara tripla, quatro câmaras e cinco câmaras. O Huawei P40, com a sua Câmara Tripla Leica, oferece excelentes resultados fotográficos com as lentes ultra grande angular, grande angular e telefoto. Capaz de captar os tais esperados sorrisos de quem nos é próximo. O Huawei P40 Pro apresenta uma evolução do sistema de Quatro Câmaras Leica, com uma lente Cinematográfica Ultra Grande Angular e uma lente ToF mais poderosa um zoom SuperSensing até 50x.

Infografia: Joana Figueirôa

Mas nem só de fotografia ‘vive’ o equipamento. A Câmara Cinematográfica Ultra Grande Angular de 40MP do Huawei P40 Pro e Huawei P40 Pro+ tem uma distância focal equivalente a 18 mm e um sensor de 1/1,54 polegadas que suporta uma relação de aspeto 3:2. A tecnologia SedecimPixel Fusion está incorporada nesta câmara para suportar o binning de pixel 16 em 1, produzindo super pixels com uma medida de 4.48μm para aumentar a sensibilidade à luz até ISO51200 e permitir a captura de vídeo de 7680fps em Ultra Câmara Lenta.

O P40 lite e o caçula lite E

Já o Huawei P40 lite está equipado com um sistema de 4 câmaras que permite obter uma matriz dinâmica e de referência, respondendo, principalmente, às exigências dos mais jovens. A câmara principal de 48MP suporta a mais recente tecnologia de multi-frame da Huawei, capaz de produzir cores incríveis ao juntar várias fotografias captadas numa sequência rápida para um resultado final inacreditável. Através da lente ultra grande angular de 8MP, os utilizadores que sejam apreciadores de paisagens, arquitetura ou de fotografias de grupo, conseguem obter um campo de visão ainda maior de até 120° para que nenhum detalhe fique de fora. A lente macro permite focar objetos a 4cm de distância, proporcionando uma experiência versátil de fotografia, captando até ao mais pequeno detalhe.

O Huawei P40 lite E, o mais recente modelo que se junta a esta série, estando já disponível no mercado português. Equipado com uma câmara traseira tripla assistida por Inteligência Artificial (AI), que igualmente inclui uma lente principal de 48MP para registar os melhores momentos da vida, o Huawei P40 lite E permite captar em alta resolução e produzir fotografias panorâmicas, em grupo, fotografar e simular a profundidade realista dos efeitos de campo, mesmo em condições de pouca luz. Equipado com um grande sensor de 1/2 polegadas, o equipamento destaca-se em cenários de pouca luz, produzindo imagens claras, de baixo ruído e ricas em cores e detalhes, quer o utilizador esteja a fotografar em plena luz do dia ou à noite. O Modo Noturno – melhorado – suporta a estabilização para fotografias tiradas à mão com uma exposição de até seis segundos, para fotografias em condições de baixa luminosidade repletas de detalhes.

Com uma bateria de 4000mAh e a tecnologia de poupança de energia assistida por AI da Huawei – porque não queremos um telemóvel com capacidade para fazer tudo e bateria para não fazer nada – o smartphone tem de a capacidade de, ao detetar que o utilizador está a fotografar com luz de fundo, ligar o Modo HDR, que pode combinar três fotogramas tirados em sucessão rápida para criar uma fotografia espantosa com um alcance dinâmico.

Watch GT 2e, para estar sempre conectado à sua saúde

Os denominados wearables têm vindo a conquistar um lugar de destaque na lista de prioridades no que à tecnologia diz respeito. Os smartwatch são um claro exemplo disso. Apesar de terem começado por ser um forte aliado na prática desportiva, rapidamente – com a evolução dos modelos – passaram a ser um ajudante na monitorização da nossa saúde e bem-estar. A Huawei apresentou recentemente o novo Huawei Watch GT 2e, que introduz, pela primeira vez, uma funcionalidade para monitorização da saturação de oxigénio no sangue (SpO2) . Suportado por uma bateria com duração de até duas semanas, este dispositivo foi concebido para trazer um conceito científico, mas desportivo, para o dia-a-dia dos consumidores globais. O novo relógio inteligente também permite uma monitorização bastante precisa da frequência cardíaca, nível de pressão e recursos de monitorização do sono que permitem aos utilizadores entenderem o seu estado de saúde em tempo real.

O ecrã multifuncional do relógio permite que o utilizador personalize as configurações que desejar, como selecionar os lembretes importantes a serem recebidos durante o dia e até escolher uma fotografia do seu álbum para ser exibida no mostrador do relógio. Ou seja, voltamos à necessidade de captar os sorrisos de quem nos é mais próximo!

Assine a partir de 0,10€/ dia

Nesta Páscoa, torne-se assinante e poupe 42€.

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver oferta

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora