Isabel II está isolada em Windsor há quase três meses. Foi lá que celebrou o seu 94º aniversário, a 21 de abril, que celebrou a Páscoa e que viu o marido, o príncipe Philip, completar 99 anos na passada quarta-feira. Mas este sábado, a monarca saiu pela primeira vez para marcar presença num evento oficial de celebração do aniversário real.

Conhecido como o momento que junta milhares de britânicos nas ruas de Londres para ver passar todo o séquito real, bem como vários elementos das forças armadas, o tradicional Trooping The Color foi substituído por uma pequena cerimónia Windsor, desenhada para que os soldados pudessem manter o distanciamento social entre si.

A pandemia pode assim ter obrigado a cancelar um dos eventos mais vibrantes do calendário da monarquia britânica, mas não deixou de contar com a presença de uma Isabel II sorridente, que se mostrou ao mundo naquela que foi a primeira aparição pública dos últimos meses, não obstante o momento em que deixou o Palácio de Buckingham com os seus cães, a mensagem de encorajamento no contexto da pandemia e os passeios a cavalo pela sua vasta propriedade.

Trooping The Colour 2020

Durante a cerimónia, os guardas mantiveram distanciamento social uns dos outros © Toby Melville – WPA Pool/Getty Images

É a primeira vez desde 1955 que o Trooping The Colour não se realiza. O evento costuma decorrer com toda a pompa e circunstância. O habitual desfile dos membros da família real britânica, em carruagens o a cavalo, culmina com as figuras da monarquia britânica reunidas na grande varanda de Buckingham.

Este ano, devido à Covid-19, que já matou mais de 41 mil pessoas no Reino Unido, o público não teve acesso às celebrações, que decorreram este sábado de manhã, nos jardins do Castelo de Windsor. A cerimónia foi breve e Isabel II foi o único membro da família real britânica a estar presente, acompanhada apenas por dois oficiais à retaguarda. Coube a um destacamento do primeiro batalhão da Guarda Real mostrar as suas cores no relvado de Windsor.

Na fotogaleria, veja as imagens da cerimónia que decorreu esta manhã.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR