A taxa de letalidade registada esta segunda-feira em Portugal é a mais baixa desde 8 de maio, há mais de um mês. O boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que, com um total de 37.036 casos de infeção e 1.520 mortes, a taxa de letalidade é agora de 4,10%. Tem baixado desde 2 de junho.

De acordo com a DGS, houve 346 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e três mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. É o maior aumento diário de novos casos desde a última terça-feira, quando se registaram mais 421 infetados. É também o terceiro dia consecutivo em que o número diário de mortes volta a baixar.

Dos 346 casos de infeção pelo novo coronavírus identificados nas últimas 24 horas, 300 foram registados em Lisboa e Vale do Tejo, o que representa 86,7% do total. Por outras palavras, nove em 10 casos são em Lisboa e Vale do Tejo. Dezanove casos são no Norte, 18 no Centro, quatro no Sul (o número mais alto desde 7 de junho) e cinco no Alentejo (o número mais alto desde 9 de junho).

Há mais 12 casos de internamento por Covid-19 nos hospitais — um número que aumenta pela primeira vez nos últimos três dias —, mas não há novos casos em cuidados intensivo, mantendo-se os 73 anunciados no domingo. Registam-se ainda mais 183 recuperados em relação a domingo, o número mais baixo desde 9 de junho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Das três mortes por Covid-19, duas foram registadas em Lisboa e Vale do Tejo e uma no Norte. Todas as vítimas mortais tinham 70 anos ou mais, duas das quais estavam acima dos 80 anos. Tratam-se de dois homens e uma mulher.

A maior parte dos novos casos de infeção pelo novo coronavírus registou-se na faixa etária dos 20 e os 29 anos. Esta é, aliás, a faixa etária mais afetada tanto em homens como mulheres. Cento e oitenta e nove (189) dos novos casos são do sexo feminino, enquanto 157 são do sexo masculino.

Segundo o boletim, houve mais 1.060 casos suspeitos de Covid-19, menos 144 pessoas a aguardar resultados, 45 sob vigilância e mais 858 casos não confirmados de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. A percentagem de utentes a aguardar resultados baixou 10,4%, a mais baixa desde 8 de junho.  O número de casos suspeitos é menos de metade do registado há dois dias, a 13 de junho.