O governo de Singapura irá distribuir 5.7 milhões de pequenos dispositivos portáteis pelos cidadãos que poderão ajudar no combate à Covid-19 e à identificação precoce de novos surtos. Ainda não se sabe se a utilização dos dispositivos será obrigatória, mas o facto de a aplicação TraceTogether — de download voluntário — ter sido descarregada por muito poucos habitantes (1.5 milhões) poderá ser determinante nas regras para o novo dispositivo.

O nome até é semelhante ao da APP que foi a primeira experiência do governo em Singapura: TraceTogether Token é o nome dado à segunda tentativa de localizar todos os infetados com a Covid-19 no território do país. O dispositivo funcionará através de bluetooth e os dados recolhidos serão destruídos ao fim de 25 dias. A distribuição deverá ter início ainda neste mês de junho segundo a imprensa internacional.

“Estamos a desenvolver e em breve vamos lançar um dispositivo portátil que não depende de um smartphone. Se funcionar, vamos distribuí-lo a todos em Singapura”, afirmou Vivian Balakrishnan, o ministro responsável pela iniciativa de transformar o país na nação mais “smart” do mundo, citado no The Independent.

As limitações dos smartphones na utilização do bluetooth — que em muitos casos se desliga caso não esteja a ser utilizado — levaram o governo a avançar para outra solução já que não foi possível superar as limitações dos dispositivos especialmente da Apple que desligam o bluetooth automaticamente quando não está a ser usado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR