A Federação Estadual de Futebol do Rio de Janeiro anunciou esta terça-feira o regresso do campeonato ‘carioca’ na quinta-feira, com um jogo entre o Flamengo de Jorge Jesus e o Bangú, ainda que Fluminense e Botafogo estejam contra.

A retoma do torneio estadual, que está a duas rondas do fim, antes de meias-finais e final, não é consensual, com ‘Flu’ e Botafogo a ameaçarem um processo judicial para embargar a decisão.

Por seu lado, a federação defende o regresso devido aos problemas financeiros de clubes mais pequenos, face à pandemia de Covid-19.

A decisão, tomada por maioria, autoriza um jogo entre Flamengo e Bangú na quinta-feira, um Portuguesa-Boavista na sexta-feira e outros dois encontros no domingo: Vasco-Macaé e Madureira-Resende.

As duas equipas em litígio com a federação, que preferiam um regresso apenas em julho e ainda não voltaram aos treinos, têm encontros previstos para segunda-feira, numa retoma à porta fechada no segundo país com mais mortes (mais de 44 mil) e casos (mais de 891 mil) do mundo.

O Rio é o segundo estado mais afetado do país, com 7.728 mortes e 80.946 casos confirmados, e o regresso do estadual depende ainda da aprovação de autoridades municipais e regionais, já depois de nova reunião para discutir as objeções levantadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR