Dois trabalhadores ficaram “soterrados” em Alcabideche, concelho de Cascais, após se ter registado hoje a queda de uma torre de telecomunicações, informação avançada hoje pela Lusa e confirmada pelo Observador.

Segundo fonte dos Bombeiros de Alcabideche, os dois trabalhadores, de 24 e 25 anos, caíram de uma altura de 40 metros, tendo ficado em estado grave com fraturas múltiplas. A torre situada em Alcabideche estava a ser intervencionada pela Viatel, empresa contratada pela Altice Portugal para a manutenção e revisão.

Francisco Almeida, técnico de telecomunicações ao serviço da Viatel, entrou em paragem cardiorrespiratória após a queda, que foi possível reverter, mas acabou por falecer no Hospital de Santa Maria. O segundo trabalhador está em estado grave no Hospital São Francisco Xavier. Três colegas estão a receber apoio psicológico de emergência.

O trânsito esteve cortado durante algum tempo até à remoção da torre, mas a circulação já foi reposta. Será feita ainda a reposição da torre.

De acordo com informação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a ocorrência de “queda de estruturas temporárias ou móveis” ocorreu pelas 10h40, mobilizando 11 operacionais de socorro e sete meios terrestres.

A Altice Portugal já lamentou a morte de Francisco Almeida e avança que “continua a acompanhar a situação” e que está já “em curso um processo de inquérito e averiguação, de forma a garantir o cabal apuramento dos factos ocorridos”.

Em comunicado, a Altice informou ainda que todas as iniciativas públicas previstas para os próximos dias serão adiadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR