O novo C4 já não guarda segredos, em termos de imagem. Embora a revelação com todos os detalhes só esteja prevista para o próximo dia 30, a Citroën decidiu libertar as primeiras fotografias do compacto que, nesta nova geração, vai disponibilizar também uma variante puramente eléctrica, o ë-C4 – 100% ëlectric.

Tal como aqui antecipámos, nesta sua nova vida, o C4 surpreende pela imagem e pelo posicionamento. Isto porque a marca, ao mesmo tempo que o define como uma berlina compacta, assume que as suas linhas desenham “uma silhueta que joga com diversas interpretações do automóvel, marcando uma nova etapa no estilo Citroën”. Uma etapa, diríamos nós, em que a marca do double chèvron procura piscar o olho aos clientes que apreciam a estética mais aventureira característica dos SUV. E daí o look de (pretenso) durão do novo C4, conjugado com um estilo coupé.

Novo C4: eléctrico e a dar ares de crossover coupé

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A traseira é, porventura, a secção onde essa pretensão se torna mais evidente, com o spoiler a enfatizar a marcada inclinação do pilar C. Por outro lado, este apêndice aerodinâmico realça a largura do C4 que, para parecer mais encorpado, deita mão a pára-choques bem pronunciados e protecções em plástico em toda a zona inferior da carroçaria, sem esquecer os airbumps a proteger as portas da frente. Na zona frontal sobressaem os grupos ópticos em forma de “Y”, tal como antecipado no concept 19-19.

6 fotos

No interior, além da sensação de espaço e de conforto a bordo – dois pontos em que a Citroën procura fazer a diferença – há agora uma atmosfera mais tecnológica, cortesia do painel de instrumentos digital e do ecrã central de dimensões generosas, ao serviço do sistema de infoentretenimento.

O novo C4 deverá chegar ao mercado algures no decorrer do próximo semestre, com mecânicas a gasolina, gasóleo e 100% eléctrica, alimentada por uma bateria de iões de lítio com 50 kWh. O ë-C4 – 100% ëlectric deve anunciar uma autonomia na casa dos 300 km e uma potência máxima de 136 cv (100 kW), variando com o modo de condução seleccionado.