A Opel acaba de revelar a versão 100% eléctrica do Zafira Life, o furgão com capacidade para transportar até nove pessoas e disponível em três comprimentos de carroçaria. Denominada Zafira-e Life, a nova variante vai poder ser encomendada já neste Verão, com as primeiras entregas a estarem previstas para o Outono.

O conjunto eléctrico é o que já conhecemos da PSA, isto é, um motor de 100 kW de potência (136 cv) e 260 Nm de binário máximo, que pode ser alimentado por um pack de baterias com 75 kWh de capacidade ou apenas 50 kWh. A opção, em função das necessidades de utilização, terá necessariamente impacto nos preços, que ainda não foram anunciados. E tem também reflexo na autonomia, que se situa entre os 230 km homologados em WLTP quando os módulos integrados sob o compartimento de carga são apenas 18, crescendo para os 330 km com o maior dos packs (27 módulos de células de iões de lítio).

Coberta por uma garantia de oito anos ou 160 mil quilómetros, a bateria pode ser recarregada a 100 kW em DC, obtendo 80% da carga total em cerca de 30 minutos ou 45 minutos, consoante se trate do menor ou do maior acumulador, respectivamente. Para simplificar a utilização, é possível recorrer ao “OpelConnect” e verificar, no smartphone, qual é o estado da bateria e programar a recarga ou a ligação do ar condicionado.

A habitabilidade varia, naturalmente, em função do comprimento da carroçaria. Mas segundo a marca, até o tamanho “S” – que só estará disponível no início do próximo ano – consegue bater outros pequenos furgões no mercado, no que respeita ao espaço oferecido aos nove ocupantes. A Opel fala mesmo “numa proposta sem igual nesta classe”.

O fabricante alemão pretende posicionar esta alternativa como um “e-lounge sobre rodas”, estatuto que defende com o facto de o Zafira-e Life contar com duas portas deslizantes que se abrem electricamente, bastando para tal mover o pé junto aos sensores que as controlam. A isso podem juntar-se tejadilho panorâmico e bancos em pele com diferentes configurações que, no nível de equipamento de topo (Lounge – disponível apenas nas versões com maior distância entre eixos), são eléctricos e têm função de massagem, sendo os da frente aquecidos.