Numa altura que a indústria gastronómica atravessa uma fase imprevisível na sequência da pandemia, surgem serviços diferenciados num esforço interessante de adaptação. Exemplo disso é o projeto The Residential, que convida os melhores chefs do país a criarem cabazes com produtos portugueses entregues em casa — posteriormente, a ideia passa por ajudar os clientes a preparar uma refeição sem que estes saiam de casa, com cada chef a entrar em direto e a cozinhar em exclusivo a partir dos produtos previamente selecionados. O momento é de interação, com os convidados a poderem esclarecer dúvidas e seguir a receita passo a passo.

O chef João Rodrigues vai ser o primeiro a escolher os ingredientes do cabaz e a cozinhar em direto e em exclusivo (© Divulgação)

O primeiro episódio acontece já no próximo dia 27 de junho, sábado, e conta com o chef João Rodrigues do estrelado restaurante Feitoria. Exclusivo a 50 cabazes, o menu em questão será “Cação com Legumes de Verão” e vai contar com os seguintes produtos: azeite Acushla, queijo de Azeitão, conservas José Gourmet, pão Gleba, vinho Niepoort (VV Vinhas Velhas ou Poeirinho), chá Camélia Mizuchá e ainda o sabonete Castelbel Sardinha.

A iniciativa é inspirada no The Presidential — o famoso comboio que percorre a linha do Douro enquanto alguns dos melhores chefs cozinham a bordo —, não estivesse a mesma equipa por detrás do conceito (bem como dos Chefs on Fire). O projeto cruza experiência online e offline, e continua com Henrique Sá Pessoa, do Alma, no dia 18 de julho e ainda com Alexandre Silva, do Loco, no dia 1 de agosto, cada um deles encarregues de fazer uma curadoria daqueles que consideram ser os melhores ingredientes nacionais (cada cabaz inclui um ingrediente secreto do chef, confecionado previamente pelo próprio).

O primeiro menu será “Cação com Legumes de Verão” (© Divulgação)

A dinâmica do The Residential prevê que a gastronomia portuguesa seja servida e provada no conforto de casa, sendo que estão asseguradas todas as normas de segurança e higiene. As diferentes sessões estão previstas acontecer mensalmente e os preços variam consoante o menu (o primeiro custa a partir de 220 euros por cabaz). As reservas, essas, podem ser feitas a partir do site oficial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR