Os concelhos de São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim e Castro Marim, no distrito de Faro, Algarve, apresentam esta sexta-feira um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Ainda no distrito de Faro, o IPMA colocou em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Vila do Bispo, Portimão, Silves e Loulé.

Em risco muito elevado de incêndio estão também os concelhos de Almodôvar, Mértola (Beja), Abrantes, Ferreira do Zêzere, Sardoal, Mação (Santarém), Vila de Rei, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão (Castelo Branco), Gavião, Nisa (Portalegre), Figueira Castelo Rodrigo, Vila Nova de Foz Coa (Guarda), Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Alfândega da Fé, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros e Vimioso (Bragança).

O IPMA colocou ainda vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Lisboa, Leiria, Santarém, Coimbra, Castelo, Branco, Portalegre, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança em risco elevado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o IPMA, pelo menos até terça-feira vai manter-se o risco de incêndio muito elevado em vários concelhos do continente.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para esta sexta-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral Norte e Centro até início da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado de noroeste, sendo de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, e soprando moderado a forte e por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Carvoeiro em especial durante a tarde, e nas terras altas das regiões centro e sul.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 8 graus Celsius (na Guarda, Viseu e Vila Real) e os 15 (Faro e Lisboa) e as máximas entre os 20 (em Aveiro, Porto e Viana do Castelo) e os 29 (em Faro e Évora).