São o poiso preferido de muitos, logo que o primeiro raio sol primaveril aparece. Em época de pandemia, apresentam-se com menos lugares disponíveis, um horário reduzido e sem turistas, pelo menos para já, mas nem por isso estão menos apetecíveis e convidativas. Seja para comer, beber ou conviver, no meio da cidade ou em cima do rio, as esplanadas garantem doses generosas de vitamina D e fotografias postais para o Instagram. Eis as nossas sugestões no Porto e em Lisboa.

Miradouro Ignez

Rua da Restauração, 252, Porto. 93 522 4000. Segunda a sábado, das 12h às 22h; domingo, das 12h às 20h30

É um dos locais preferidos do casal Iker Casillas e Sara Carbonero no Porto e não admira, a paisagem altamente instagramável entre o casario e a localização pouco movimentada são pontos a favor. Tal como o nome indica, esta esplanada tem uma vista privilegiada sobre o Douro e Gaia, é protegida do típico vento do norte e nos 60 lugares disponíveis, distribuídos por dois pisos, servem-se bebidas, do famoso fino à sangria de espumante, e alguns snacks como hambúrgueres de novilho, saladas de frango ou tábuas mistas de queijos e enchidos. No próximo mês, o piso inferior terá direito a um restaurante de 80 lugares, cuja especialidade será a comida tradicional portuguesa, simples e sem truques. De barriga cheia, atente às intervenções de arte urbana, com assinatura portuense, espalhadas pela rua.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.