Depois da festa ilegal na noite de sexta-feira em Carcavelos — à qual se juntou, ainda que sem relação, uma homenagem a um adolescente que morrera uma semana antes —, a PSP dispersou dois ajuntamentos na noite de sábado e madrugada de domingo, no Porto e em Braga, respetivamente.

Praia de Carcavelos. Festa ilegal que reuniu perto de mil pessoas coexistiu com homenagem a jovem que morreu atropelado

A PSP do Porto foi chamada para dispersar cerca de 300 pessoas que se juntaram na noite de sábado na baixa do Porto. As pessoas, na sua maioria jovens, estavam concentradas na zona da Cordoaria, avançou a SIC e confirmou o Observador — a PSP não conseguiu, no entanto, precisar o número de envolvidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A PSP foi chamada ao local onde estavam reunidas “algumas centenas de pessoas”, as quais acataram as ordens de dispersão. Alguns dos jovens estariam alcoolizados e deixaram para trás copos e garrafas. Ao Observador, o oficial de dia esclarece que foi uma “simples participação policial” sem quaisquer incidentes.

O alerta terá sido dado por um morador na zona. Por se tratar de um ajuntamento não autorizado devido aos riscos de contágio da covid-19, os elementos da PSP intervieram no sentido de dispersar o ajuntamento. Segundo a agência Lusa, que cita fonte da polícia, o grupo “terá dispersado em direção a [Vila Nova de] Gaia, onde se terá concentrado noutro local, mas depois regressou” à Cordoaria, acabando por ser de novo dispersado por agentes da PSP.

Situação semelhante aconteceu em Braga, quando a PSP dispersou outro ajuntamento com cerca de duas centenas de pessoas no centro da cidade, na madrugada de domingo, que estavam concentrados no Campo das Hortas, noticiou o Jornal de Notícias.

Em declarações à Rádio Observador, o autarca de Braga, Ricardo Rio, confirmou o incidente e disse que é uma situação frequente naquele espaço. “Essa realidade é bastante recorrente naquele espaço público, frequentemente utilizado por jovens para uma atividade conhecida como botellón, que é levarem bebidas de casa para poderem ficar a conviver noite fora”. “Tem sido foco de bastante contestação até por questões de ruído e de segurança”, complementou.

“Tem sido uma corrida contra o tempo”. Telefone da PSP não pára com denúncias de festas ilegais e ajuntamentos

Nos últimos dias a PSP tem recebido telefonemas com denúncias de ajuntamentos e festas, na sua maioria com jovens. A desmobilização decorre quase sempre “sem problemas”, mas o risco de contágio é real. Ao Observador, fonte oficial da PSP de Lisboa escusou-se, este sábado, a indicar um número para as denúncias recebidas, mas garante que “tem sido uma corrida contra o tempo” entre os vários sítios, que são denunciados por quem liga para a polícia a alertar para as irregularidades.

Marcelo Rebelo de Sousa faz apelo aos jovens: “Têm de dar o exemplo”

Também este fim de semana, Marcelo Rebelo de Sousa fez um apelo aos jovens, ao pedir ajuda no combate à covid-19. O Presidente da República apelou aos mais jovens para evitarem ajuntamentos em festas nas praias: “Têm de dar o exemplo”.