Moçambique registou a quinta morte e 45 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de 688 para 733, anunciou este domingo o Ministério da Saúde moçambicano. A vítima, de 38 anos, estava internada no Centro de Isolamento da Polana Caniço, na cidade de Maputo, e morreu no dia 18 de junho, disse Armindo Tiago, ministro da Saúde de Moçambique, durante a atualização de dados sobre a pandemia em Maputo.

“O paciente deu entrada no Hospital Central de Maputo e foi posteriormente transferido para o Centro de Isolamento, em princípio com sintomatologia de insuficiência respiratória grave”, declarou Armindo Tiago, acrescentando que a vítima possuía outras patologias.

Tratava-se de um individuo com várias outras doenças. “E, sobretudo, com interrupção de tratamento de parte das condições que o obrigaram a ir ao hospital”, avançou o governante.

Além do novo óbito, que eleva o total para cinco mortos devido ao novo coronavírus, nas últimas 24 horas, o país registou mais 45 casos positivos de covid-19, dos quais 41 são de cidadãos moçambicanos e quatro são estrangeiros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os 45 novos doentes, dos quais três são menores de 14 anos, foram registados nas províncias de Maputo (08), Nampula (06), Zambézia (01), Cabo Delgado (22), Gaza (01) e cidade de Maputo (07).

“Dos casos que nós reportamos, 24 são pessoas do sexo masculino e 21 são do sexo feminino. Eles encontram-se em isolamento domiciliar e decorre neste momento o mapeamento da rede de contacto destas pessoas”, acrescentou.

O Ministério da Saúde indicou ainda que 181 pessoas estão recuperadas.

Dos casos já registados em Moçambique, 663 são de transmissão local e 70 são importados, havendo também nove pessoas internadas, além dos cinco óbitos.

As províncias de Nampula, Cabo Delgado e cidade de Maputo lideram com o maior número de casos ativos no país, com 218, 125 e 75, respetivamente, estando os restantes distribuídos pelo país.

Desde o anúncio do primeiro caso em Moçambique, em 22 de março, foram feitos 23 .760 testes e foram submetidas a quarentena cerca de 19 mil pessoas das mais de um milhão rastreadas.

Um total de 2.600 pessoas continuam a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde moçambicanas.

Em África, há 7.925 mortos confirmados em mais de 297 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, a Guiné Equatorial lidera em número de infeções e de mortos (1.664 casos e 32 mortos), seguida da Guiné-Bissau (1.541 casos e 17 mortos), Cabo Verde (863 casos e oito mortos), São Tomé e Príncipe (693 casos e 12 mortos) e Angola (176 infetados e nove mortos).

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de infetados e de mortos (mais de um milhão de casos e 49.976 óbitos), depois dos Estados Unidos

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 464 mil mortos e infetou mais de 8,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.