Um homem foi morto e 11 outros ficaram feridos sem gravidade no decorrer de um tiroteio em Minneapolis, anunciou a polícia local na manhã deste domingo. Minneapolis é a cidade norte-americana onde foi morto o afro-americano George Floyd, o que deu origem a várias manifestações, algumas violentas, contra a violência policial.

A polícia de Minneapolis tinha adiantado inicialmente que apenas 10 pessoas tinham sido atingidas a tiro, com diferentes níveis de gravidade, mas o balanço foi revisto.

Não há detidos na sequência do incidente. A polícia deu conta que homens não identificados e a pé terão começado a disparar cerca das 00h30 locais (mais cinco horas em Lisboa), fugindo depois do local.

Um ‘tweet’ inicial da polícia de Minneapolis aconselhava os cidadãos a evitar o bairro de Uptown, uma zona comercial que inclui vários bares e restaurantes. O estado de Minnesota começou a permitir a reabertura de bares e restaurantes com serviços limitados em 01 de junho, após seis semanas de fecho por causa da pandemia de covid-19.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As fotografias colocadas nas redes sociais mostravam janelas do histórico Uptown Theatre e a fachada de uma loja atingida a tiro disparos.

Um vídeo em direto colocado na rede social Facebook mostrava pequenas multidões de pessoas reunidas, algumas agachadas sobre vítimas caídas na calçada, antes que polícias de bicicleta aparecessem para atendê-las. No vídeo ouviam-se gritos.

Manchas de sangue eram visíveis na calçada depois de as vítimas terem sido levadas para hospitais locais.

A cidade de Minneapolis tem registado tumultos desde a morte de George Floyd em 25 de maio. Floyd morreu ao ser detido pela polícia, asfixiado com um joelho no pescoço.

A morte de Floyd desencadeou um movimento para rever o Departamento de Polícia de Minneapolis, com a maioria dos membros da Cãmara Municipal a prometer desmantelar um departamento que muitos ativistas consideram ser brutal e racista.