Cerca de 40% das consultas retomadas nas unidades de saúde das ilhas dos Açores após o pico da pandemia de Covid-19 foram realizadas em regime de telemedicina, disse esta segunda-feira o presidente do Governo Regional.

“Nas unidades de saúde de ilha, as consultas que no mês de maio e abril já foram retomadas, cerca de 40% dessas consultas foram em regime de telemedicina”, disse esta segunda-feira o líder do executivo açoriano, Vasco Cordeiro, em Ponta Delgada, na inauguração da residência para acolhimento de doentes deslocados em São Miguel.

O presidente do Governo dos Açores disse que esta inauguração “marca o retomar de uma certa normalidade” que também está a decorrer nas unidades de saúde de ilha e nos três hospitais da região.

Segundo Vasco Cordeiro, os números das consultas retomadas em telemedicina dão conta do “potencial e da aposta” do executivo naquele regime de assistência médica, até porque a pandemia de Covid-19 colocou a telemedicina como uma “necessidade ainda mais premente”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Do ponto de vista desta retoma do funcionamento ao nível das unidades de saúde ilha, com aqueles que são os seus postos de saúde, prevê-se que até 1 de julho estejam na sua maioria em funcionamento”, acrescentou.

A retoma da normalidade nos Açores pretende “recuperar” o que não foi possível realizar devido à Covid-19 e “preparar” uma eventual segunda vaga do surto.

“Estamos progressivamente a retomar essa normalidade com um objetivo muito preciso. (…) Com o objetivo de recuperar aquilo que em virtude da pandemia não foi possível realizar neste período e no fundo preparar o que é possível preparar para uma eventual segunda vaga”, destacou.

Sobre a possibilidade de a região assumir os custos dos testes de despiste à Covid-19 feitos no continente a cidadãos que queiram vir para os Açores, tal como a Madeira e como foi sugerido pelo PSD/Açores, Vasco Cordeiro disse que “importa ter presente” que o executivo já assume os custos dos testes feitos na região.

“Este momento de retoma é um momento em que se deve ter presente uma das regras básicas do período da pandemia. Isto [conter o surto] não é só tarefa de uma entidade, seja o governo ou particular, e nós só conseguiremos ultrapassar isso se todos fizeram a sua parte”, retorquiu.

O presidente do Governo Regional presidiu à inauguração da residência para acolhimento de doentes deslocados em São Miguel, a primeira instituição do género promovida pelo Governo Regional na maior ilha açoriana.

O projeto emanou do Orçamento Participativo dos Açores, teve o investimento orçado em 80 mil euros e terá capacidade de acolher 12 pessoas.

A residência será gerida pela Liga dos Amigos dos Doentes dos Açores.

Os Açores têm atualmente um caso ativo de Covid-19, localizado na ilha Terceira.