O árbitro Luís Reforço, natural do Barreiro e pertencente à Associação de Futebol de Setúbal (da categoria C2), foi um dos 14 funcionários da Autoridade Tributária ligados ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, detidos esta segunda-feira por suspeitos de peculato e falsificação de documentos após mais de um ano de investigação.

PSP detém 14 funcionários da Autoridade Tributária. Terão roubado “centenas” de passageiros no Aeroporto de Lisboa

“O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal e sob a coordenação do DIAP Regional de Lisboa, levou a cabo durante toda a manhã de hoje [segunda-feira], uma operação de investigação, nos Distritos de Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal e Região Autónoma dos Açores, cujo objeto criminal envolve dezenas de crimes de Peculato e de Falsificação de documentos. Ao longo de aproximadamente um ano foram investigados vários crimes praticados por funcionários da Autoridade Tributária, no Aeroporto Humberto Delgado, no âmbito das suas funções, nomeadamente a apropriação ilegítima de objetos e mercadorias que os mesmos tinham acesso no âmbito da sua atividade profissional, os quais, escapando ao controlo e supervisão, passavam a integrar as suas esferas patrimoniais”, explicou o comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Após todo o esforço probatório foram desencadeados atos materiais de recolha de prova tendo em vista a consolidação dos indícios já recolhidos e que resultaram na execução de 27 buscas domiciliárias e dezenas de outras não domiciliárias visando os locais de trabalho e locais de disposição própria dos seus funcionários, e, bem assim, o cumprimento de Mandados de Detenção emitidos por Autoridade Judiciária, visando 13 funcionários daquela entidade pública. As buscas decorreram sem quaisquer incidentes, contando com a total colaboração da Autoridade Tributária e dos visados, tendo sido possível apreender: centenas de objetos suspeitamente desencaminhados do aeroporto e encontrados nas habitações dos arguidos, destacando-se relógios, perfumes, computadores portáteis, telemóveis e outros objetos de natureza genérica; diversos aparelhos eletrónicos suspeitos de conter elementos de informação importantes para a investigação; três armas de fogo: dois revólveres de calibre .22 e .38 e uma pistola calibre 6.35 mm; e uma pistola de ar comprimido”, especificou.

“Para além das 13 detenções já indicadas, ressalte-se uma detenção em flagrante delito por posse de arma proibida e ainda 13 outros suspeitos constituídos arguidos. O detido ante mencionado será notificado para julgamento sumário na comarca da Amadora, enquanto que os 13 detidos serão presentes durante o dia de amanhã no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa a fim de serem sujeitos às devidas medidas de coação”, concluiu.

De recordar que Luís Reforço tinha sido notícia em março, no seguimento de um polémico Torrense-Anadia a contar para o Campeonato de Portugal que lhe valeu o fim abrupto da carreira, por ter sido afastado pelo Conselho de Arbitragem no seguimento desse jogo e por ter 45 anos, o limite máximo de idade de um árbitro. Nessa partida, os responsáveis do Anadia queixaram-se de vários lances, incluindo um que motivou a expulsão de um jogador dos visitantes e que levou a que uma grande penalidade fosse repetida duas vezes até dar golo.

Nesta época de 2019/20, Luís Reforço fez um total de 17 encontros entre Campeonato de Portugal, Distritais da Associação de Futebol de Setúbal, Taça de Portugal e jogos dos Nacionais de formação (Sub-19 e Sub-17).