A Câmara de Braga e a Proteção Civil Municipal apelaram esta terça-feira à população para adotar “comportamentos responsáveis” nesta noite de S. João, não lançando os tradicionais balões e evitando aglomerações com mais de 20 pessoas.

Em comunicados, aquelas entidades lembram que as previsões meteorológicas apontam para uma noite tropical, mantendo-se assim condições favoráveis à ocorrência de incêndios.

Por isso, pedem que não sejam lançados balões de mecha acesa, típicos da noite de S. João.

Paralelamente, Câmara e Proteção Civil de Braga sublinham que não é permitida a realização de celebrações, eventos e atividades que originem a aglomeração em número superior a 20 pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Neste sentido, pretende-se que os cidadãos desfrutem do desconfinamento em curso, desta nova normalidade, mas que o façam em segurança, protegendo a sua saúde e a saúde de todos, cumprindo as regras estabelecidas”, acrescentam.

Por isso, recomendam à população que “usufrua” do S. João de Braga, “mas adotando comportamentos responsáveis pela segurança de cada um e de todos”.

Este ano, as comemorações de rua do S. João de Braga foram canceladas e substituídas por eventos online, por causa da pandemia de Covid-19.

Na sua página da Internet, a Associação de Festas do S. João de Braga apela a todos para “os bracarenses para que vivam [esta] noitada dentro de portas, mantendo o distanciamento social pedido pelas autoridades de saúde”, devido à pandemia de Covid-19.