As Câmaras Municipais do Porto e de Gaia criticaram uma publicação feita esta manhã no Facebook da Direção-Geral da Saúde (DGS). A mensagem em causa, publicada às 1oh, pede respeito pelas medidas de prevenção durante as celebrações do São João. Mas em comunicado as autarquias sugerem que o aviso peca por tardio e “informam que a noite de São João se comemora a 23 de junho, ontem”. Junto à reação havia também uma captura de ecrã à publicação em causa.

A noite de São João decorreu de forma exemplar. DGS fez hoje as recomendaçõe. #Covid19 #Porto #Gaia #Portugal #SãoJoão

Posted by Câmara Municipal do Porto on Wednesday, June 24, 2020

A mensagem de sensibilização da DGS vinha acompanhada por três quadras de São João com imagens de sardinhas, manjericos, balões e martelos que apelavam ao distanciamento físico, lavagem frequente das mãos, a etiqueta respiratória e a utilização de máscara em espaços fechados. Uma das quadras dizia: “Oh meu querido São João, má notícia te vou dar: este ano fico em casa, alho porro vai murchar”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desconfinar não é relaxar. Respeite as medidas de prevenção da COVID-19, como o distanciamento físico, a lavagem…

Posted by Direção-Geral da Saúde on Wednesday, June 24, 2020

O facto de o apelo ter sido publicado só esta manhã quando o momento típico da celebração do São João é a noite de 23 de junho, na passada terça-feira, mereceu um comunicado das Câmaras do Porto e Gaia. As autarquias “informam” a DGS “que a noite de São João se comemora a 23 de junho, ontem” e que a festa “decorreu com um elevado nível de civismo e cumprimento rigoroso generalizado de todas as normas atendendo à situação que o país vive relativamente à pandemia”.

"A Direção Geral da Saúde divulgou esta manhã (já depois das 10 horas) recomendações para a noite de São João. As…

Posted by Câmara Municipal de Gaia on Wednesday, June 24, 2020

“Graças ao elevado grau de responsabilidade individual mas também às medidas tomadas pelas autarquias em coordenação com as forças de segurança, os portuenses e gaienses — mas de uma forma geral todos os munícipes dos 17 concelhos da Área Metropolitana do Porto — deram um extraordinário exemplo ao país”, diz a nota enviada aos jornalistas e publicada nas redes sociais.

O Observador já tentou contactar a DGS para um comentário aos comunicados das autarquias lideradas por Rui Moreira e Eduardo Vítor Rodrigues e aguarda resposta.