Primeiro com o Tonight Show with Jay Leno e, depois, com o Jay Leno Show, o apresentador de televisão norte-americano animou o horário nobre das noites da NBC durante 22 anos. Até ao dia em que resolveu conciliar o seu primeiro amor (a televisão) com o segundo (os automóveis) e propor à NBC o Jay Leno’s Garage.

Leno não é apenas um apaixonado por automóveis, dos mais modernos aos mais clássicos, sendo igualmente um ávido coleccionador. Possui uma colecção com mais de 150 veículos, avaliada em vários milhões de dólares, o que é fácil de perceber a partir do momento em que um deles vale mais de 12 milhões – um McLaren F1 de 1994. Da colecção fazem ainda parte modelos estranhos como o Ecojet de 2006, motorizado por uma turbina a biodiesel, um Chrysler experimental de 1963, igualmente accionado por uma turbina, esta a gasolina, e um Blastone Special, um carro feito à mão por uma metalurgia local, tão grande quanto pesado, cuja principal característica é estar animado por um motor de um tanque de guerra.

8 fotos

Na colecção surgem dois Lamborghini, um Countach de 1986 e um Miura P400 de 1967, além de clássicos como o Stanley Steamer Vanderbilt Cup Racer, de 1906, o Bentley Twin Turbo de 1924 e o Mercedes 300 SL Gullwing Coupe de 1955 e vários Jaguar E-Type. Os desportivos mais recentes também estão bem representados pois, além do já mencionado McLaren F1, existe ainda outro McLaren, o P1, o Koenigsegg CCXR Trevita, o Mercedes SLR McLaren e o Ford GT, de 2017.

Neste programa do Jay Leno’s Garage, o apresentador analisa o Model Y da Tesla, na versão Performance. O vídeo foi gravado em plena época de confinamento, pelo que está abaixo do que é habitual encontrar, mas Leno lá vai avançando a sua opinião sobre o SUV eléctrico, ele que também possui um Model S. De caminho, conta como conheceu Elon Musk e como lhe comprou o carro, segundo ele sem descontos, revelando igualmente qual o Tesla que pretende adquirir a seguir.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR