A Câmara de Aveiro (CMA) vai interditar o trânsito automóvel no Largo da Praça do Peixe e na Beira Mar aos fins de semana durante o período de verão, anunciou esta quinta-feira fonte municipal.

A medida surge “no âmbito da sua estratégia de promoção dos meios suaves de transporte”, ficando definidos o Largo da Praça do Peixe e o Bairro da Beira Mar como zonas pedonais e cicláveis, naquele período.

Teremos constrangimentos ao trânsito automóvel nesta zona da Cidade, das 13h de sábado até às 23h de domingo, e das 22h da véspera de feriados até às 23h do correspondente dia de feriado”, revela a Câmara em nota de imprensa.

As ruas de acesso à área abrangida são a Travessa dos Marnotos, a Rua da Palmeira, a Rua Antónia Rodrigues e a Rua do Cais dos Remadores Olímpicos, na margem do Canal de São Roque.

A medida de interdição do trânsito automóvel naquelas duas zonas da cidade não abrange as viaturas dos moradores, veículos de emergência e triciclos turísticos.

“Opção política prioritária do atual mandato, a qualificação urbana da cidade, alicerçada nos pilares da Cultura e do Ambiente, tem nesta medida mais um passo fundamental para a sua concretização”, realça.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No texto, são ainda referidas outras ações de qualificação que estão em projeto ou já em obra, contempladas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro (PEDUCA).

A nota de imprensa dá como exemplos a renovação do eixo entre a antiga Estação da CP, a Avenida Lourenço Peixinho e o Rossio, a qualificação do Bairro da Beira Mar, e a construção de uma segunda ponte nas eclusas.

A Câmara de Aveiro anuncia também a entrada em vigor de um novo corte de trânsito, na Rua do Carmo, mas só até sábado, para repavimentar a Rua do Gravito e a Rua do Carmo.

“Desta forma, está interdita a circulação automóvel, no cruzamento da Rua do Carmo e a Rua Oudinot”, informa a autarquia.

A nota de imprensa acrescenta ainda que “todos os acessos à zona estarão cortados, com o desvio (devidamente sinalizado) pela Rua Von Haff e Rua de Sá”.