A BMW vai ser o primeiro fabricante de automóveis a permitir que os seus clientes utilizem o iPhone como chave digital, permitindo-lhes assim usar o smartphone para trancar e destrancar o veículo, accionar a ignição e partilhar o acesso ao modelo com até cinco pessoas via iMessage.

O anúncio foi feito na Worldwide Developers Conference (WWDC), conferência da Apple dedicada aos programadores que desenvolvem essencialmente software dedicado aos produtos da marca. Foi nesse evento, realizado em Cupertino, no estado norte-americano da Califórnia (Estados Unidos da América), que o construtor alemão informou que a próxima chave digital para iPhone vai estar disponível em 45 países, em praticamente todos os Série (do 1 ao 8, excepto 7), nos X5, X6, X7, X5M, X6M e também no Z4, desde que fabricados a partir do próximo dia 1 de Julho. Estes modelos serão compatíveis com o iPhone XR, iPhone XS ou mais recentes, além dos Apple Watch Série 5 ou mais novos.

A chave digital, “armazenada com segurança na Apple Wallet”, é configurável na app BMW Smartphone e mesmo que o iPhone se desligue por falta de bateria, a chave continua funcional durante cinco horas, graças a uma reserva de energia. Quanto à partilha do veículo, o proprietário pode definir até cinco utilizadores e estabelecer condições específicas para cada um deles, desde limites em termos de velocidade ao volume máximo do rádio.

Outra das novidades saídas deste WWDC é que os futuros veículos eléctricos da BMW, a começar pelo i4 (previsto para 2021), vão usufruir de “rotas inteligentes” se recorrerem ao Apple CarPlay. Bastará inserir o destino para que o Apple Maps escolha qual o caminho mais adequado para seguir viagem, tendo em conta a carga da bateria e as estações de carregamento disponíveis ao longo do percurso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR