Quatro concelhos dos distritos de Portalegre, Santarém, Guarda e Bragança apresentam esta quinta-feira um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Gavião (Portalegre), Mação (Santarém), Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda) e Torre de Moncorvo (Bragança).

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio cerca de meia centena de concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança.

Segundo o IPMA, pelo menos até ao início da próxima semana vai manter-se o risco de incêndio muito elevado em vários concelhos do continente por causa do tempo quente.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para as regiões do norte e centro do continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral até ao final da manhã e para o final do dia, e com períodos de maior nebulosidade no interior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Está também prevista a possibilidade de chuvisco no litoral, em especial no Minho, até ao final da manhã e ocorrência de aguaceiros no interior até ao final da tarde, que poderão ser acompanhados de trovoada e granizo.

A previsão aponta também para vento em geral fraco predominando do quadrante oeste, soprando moderado de norte/noroeste no litoral, e sendo por vezes forte nas terras altas, em especial da região centro, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura máxima no interior.

Na região sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no sotavento algarvio até meio da tarde, e no litoral oeste no final do dia e vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas.

A temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13 graus Celsius (na Guarda) e os 20 (em Faro) e as máximas entre os 20 (em Aveiro) e os 32 (em Beja, Évora e Castelo Branco).