O número de testes à Covid-19 feitos na região de Lisboa e Vale do Tejo nas últimas semanas é semelhante ao número de testes na região do Norte, revelam os dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge tornados públicos esta quinta-feira pela Câmara Municipal do Porto.

Os dados colocam em causa a teoria que tem sido defendida pelas autoridades de saúde e pelo governo quando foi identificado um surto de Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo, segundo a qual a região tem mais casos nos últimos tempos porque tem feito mais testes.

Num comunicado de imprensa, a Câmara do Porto conclui que, “nas últimas semanas, o número de testes realizado na região Norte é semelhante ao número de testes realizado na região de Lisboa, não sendo por isso atribuível a descoberta de novos casos à realização de testagem acrescida numa ou noutra região”. Ou seja, de acordo com a autarquia, o surto de Lisboa e Vale do Tejo não é consequência de uma maior testagem.

A autarquia tornou públicos estes dados “com o intuito de esclarecer a opinião pública e tranquilizá-la de que o rastreamento realizado quer em meio hospitalar pelo SNS, quer através do primeiro centro de rastreio móvel português, montado no Queimódromo, em parceria entre a autarquia, a Unilabs e a ARS Norte, quer através do sistema privado, continua a ser feito de forma eficaz e ao mesmo ritmo da região de Lisboa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar do número de testes em ambas as regiões se manterem semelhantes, o número de novos casos diários de Covid-19 no Norte estabilizou, enquanto os valores de Lisboa e Vale do Tejo continuam a crescer. Na quarta-feira o número total de casos de Covid-19 nesta região ultrapassou o número registado no Norte, de onde eclodiu a epidemia em Portugal.

Os boletins da Direção-Geral da Saúde (DGS), que não incluem o número de testes feitos por região, revelam que esta quinta-feira o distrito do Porto só teve dois novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas — um em Marco de Canaveses e outro em Vila Nova de Gaia. O concelho do Porto está desde 7 de junho sem registar qualquer caso de Covid-19.