Começou com Eduardo Quaresma, continuou com Nuno Mendes, chegou agora a Tiago Tomás (e já antes, no final de 2019, tinha passado por Gonçalo Inácio). O Sporting continua a assegurar ligações de longa duração com os seis elementos da formação referenciados há dois anos para integrarem o plantel principal, como tem vindo a suceder, e esta quinta-feira foi o jovem avançado de 18 anos feitos na semana passado que renovou até 2025, ficando ainda assim com uma cláusula de rescisão superior à dos dois defesas que o antecederam: 60 milhões de euros.

Um já está: Eduardo Quaresma renova até 2025, melhora condições salariais e fica com cláusula de 45 milhões

“Estou muito grato pelo que tenho estado a alcançar. Sei que é fruto do meu trabalho mas também sei que muitas pessoas gostariam de estar onde estou. Vou continuar a trabalhar todos os dias, como sempre fiz desde pequeno. Hoje, vejo que os sacrifícios que fiz desde miúdo e que tudo aquilo de que abdiquei começam a valer a pena. A ambição é cada vez maior e espero conquistar muitas coisas com este símbolo ao peito”, comentou o avançado que começou a jogar no Carcavelos e chegou aos leões no último ano de infantil vindo do Estoril, em declarações às plataformas oficiais do clube verde e branco após o vínculo assinado com Frederico Varandas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O Rúben [Amorim], para além de ser um grande treinador, tem estado a apostar muito na formação, como temos visto nos últimos jogos. O medo de não arriscar em nós é um ponto forte dele. Gostamos dessa faceta e só nos resta mostrar o nosso valor, dar tudo nos treinos e esperar pela nossa oportunidade. Ao contrário do que se tem dito muitas vezes, a formação do Sporting continua a ser uma das melhores do mundo. Esta fornada de jogadores que está a aparecer é prova disso. Os que tiveram oportunidade estão a justificar. Se estamos a trabalhar com a equipa principal é porque temos qualidade e a formação do Sporting tem sido extraordinária”, completou.

A última prenda veio mesmo no dia do 18.º aniversário: Nuno Mendes renova com o Sporting até 2025

De acrescentar que, por ter sido inscrito mais tarde do que os restantes companheiros, Tiago Tomás só poderá ser opção da próxima jornada a seguir ao jogo com o Belenenses SAD na sexta-feira, na receção ao Gil Vicente. É muito provável que o avançado seja opção para Rúben Amorim logo nesse encontro em Alvalade.

Desta forma, existem ainda dois processos entre os seis identificados que estão ainda por fechar: o do extremo Joelson Fernandes, de 17 anos, uma das grandes apostas de futuro dos responsáveis leoninos e que deverá ficar com a maior cláusula de rescisão (os valores contratuais são muito semelhantes, com uma subida para os 120 mil euros/época e vários prémios extra por objetivos); e o do médio Matheus Nunes, que deverá passar a ser a 90% do Sporting nas próximas semanas com a compra de mais 40% do passe por cerca de 500 mil euros.

Matheus Nunes, o carregador de piano que aprende a tocar órgão – e que levou Rúben Amorim a um “mea culpa”

Há ainda mais renovações em processo de negociação no plantel leonino, a começar pela situação do guarda-redes Luís Maximiano, que deverá prolongar o seu vínculo com o clube melhorando o salário e aumentando a cláusula de rescisão. Também o lateral Ristovski irá estender o atual contrato com os leões por mais duas temporadas.