O novo cônsul-geral do Brasil em Lisboa é o embaixador Wladimir Waller, em substituição de José Roberto de Almeida Pinto, destituído do cargo, disse à Lusa o embaixador do país em Portugal, Carlos Alberto Simas Magalhães.

“O novo cônsul virá proximamente”, afirmou Carlos Simas Magalhães, adiantando que se trata de Wladimir Waller e que a portaria da sua nomeação já foi publicada pelo Itamaraty, a sede do Ministério das Relações Exteriores brasileiro.

Wladimir Walller ocupou até agora o cargo de corregedor do Itamaraty e tinha a seu cargo a responsabilidade de apurar desvios de conduta ou outras irregularidades cometidas por diplomatas brasileiros no exterior, segundo outras fontes diplomáticas.

Em 2 de junho, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil tinha anunciado a destituição do cônsul-geral em Lisboa, José Roberto de Almeida Pinto, que regressou ao país, para trabalhar no Rio de Janeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O ministro das Relações Exteriores (…) resolve remover José Roberto de Almeida Pinto, ministro de primeira classe do quadro especial da carreira de diplomata do Ministério das Relações Exteriores, do consulado-geral do Brasil em Lisboa para a Secretaria de Estado, com exercício no Escritório de Representação no estado do Rio de Janeiro”, indicou o chefe da diplomacia brasileira, Ernesto Araújo, em Diário Oficial da União.

A decisão ocorreu após o fim da operação de repatriamento de brasileiros que estavam retidos em Portugal devido à pandemia da Covid-19 e cujo último voo ocorreu em 22 de maio, segundo a imprensa local.

José Roberto de Almeida Pinto ingressou na carreira diplomática em 1977 e estava no cargo em Lisboa desde 2018, indicado ainda pelo então Presidente brasileiro, Michel Temer, e pelo ministro das Relações Exteriores à data, Aloysio Nunes.

No âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, José Roberto de Almeida Pinto foi chefe de delegação do Brasil em duas conferências internacionais sobre o “Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial”: na primeira, que copresidiu, realizada em Brasília em 2010, e na segunda, em Lisboa, em 2013.