Três vitórias seguidas, cinco jogos sem perder, o melhor marcador da retoma, a equipa com mais pontos conquistados desde o recomeço e Rúben Amorim ainda invicto. O Sporting está a viver uma das melhores fases da temporada neste recomeço da competição — leva um empate e três vitórias — e já se alavancou nisso mesmo para agarrar o terceiro lugar, beneficiando dos deslizes do Sp. Braga. Com Jovane como figura maior, nesta altura, Amorim não deixa de estar ligado à enorme juventude que tem sido o apanágio dos onzes iniciais dos leões: e que esta sexta-feira se tornou mesmo no segundo onze mais jovem a apresentar-se na Primeira Liga.

Estiveram 11 Mathieus em campo mas Jovane continua a construir o próprio nome (a crónica do Belenenses SAD-Sporting)

Só o Famalicão, contra o Moreirense, teve uma média de idades inferior (23,02 anos) — contra o Belenenses SAD, a média de idades leonina não ultrapassava os 23,28, graças à presença de Eduardo Quaresma, Matheus Nunes, Nuno Mendes e ainda Jovane Cabral. Na Cidade do Futebol, o Sporting ainda começou a perder, graças a um golo de Licá e a uma entrada triunfante da equipa de Petit, mas conseguiu dar a volta ainda na primeira parte: mostrando uma eficácia e uma concentração que não estiveram presentes até este ponto da época.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Coates empatou, Jovane bisou e a equipa fez uma segunda parte em modo gestão, ainda que as exibições de Wendel, Francisco Geraldes e Nuno Mendes não tenham passado despercebidas a partir do intervalo. Tudo isto num jogo que, apesar de tudo, esteve ainda envolvido em polémica: mesmo antes do intervalo, na conversão da grande penalidade sofrida por Sporar, Koffi ter-se-á adiantado antes do remate de Jovane e o árbitro da partida optou pela repetição do penálti, isto depois de o guarda-redes ter defendido a primeira tentativa. À segunda, Jovane marcou; e os responsáveis do Belenenses SAD, de acordo com o jornal Record, terão ponderado não regressar do balneário para a segunda parte, mudando de ideias antes do recomeço da partida.

Na conferência de imprensa, Rúben Amorim garantiu que a equipa sabia que ia ser “um jogo difícil”, contra “uma equipa que tem jogadores experientes do meio-campo para a frente”. “Não entrámos bem, sofremos um golo que nasce da pressão do Belenenses SAD e é um preço de querer sair a jogar, mas depois reagimos bem. Começámos a perceber que havia espaço nas costas, começámos a empurrar o Belenenses SAD e demos a volta ao resultado com naturalidade”, acrescentou o técnico leonino.

“Já em Guimarães não tínhamos entrado bem, é algo que temos de mudar. Jogar no Sporting é isto, os adversários aparecem sempre super motivados e se damos minutos de folga, vai chegar ao dia em que não vamos conseguir dar a volta. Neste conseguimos e agora é pensar já no próximo jogo”, terminou Amorim, deixando essa espécie de aviso aos jogadores leoninos sobre as partidas em falso.