Embora todos os fabricantes de automóveis estejam a enfrentar as dificuldades trazidas pela pandemia, a jovem Cupra não desarma e continua a trilhar um caminho de afirmação, que tem no Cupra Formentor o cartão de apresentação daquilo que de melhor consegue fazer, pois este foi o primeiro modelo da jovem marca a ser desenvolvido de raiz para a Cupra.

Depois de ter apresentado o crossover em Março, conforme aqui lhe demos conta, agora o construtor de vocação desportiva do Grupo Seat confirma que os planos se mantêm, isto é, que o novo modelo vai chegar aos concessionários no último trimestre, razão pela qual vai abrir o período de pré-reservas já no próximo mês.

Cupra Formentor impressiona pelo estilo (e não só)

O crossover que foi buscar a denominação ao renomado cabo da ilha de Maiorca vai ser produzido na linha 2 da fábrica de Martorell, prevendo-se que a chegada aos concessionários comece a fazer-se no Outono, embora a marca não aponte nenhum mês em concreto. Sabe-se, isso sim, que o Cupra Formentor vai contar com mecânicas já conhecidas da nova família Leon, nomeadamente o 2.0 TSI de 310 cv e 400 Nm, que será o primeiro a chegar ao mercado. A segunda opção recai numa mecânica híbrida plug-in (PHEV), a ser lançada em 2021. Neste caso, o crossover pode percorrer cerca de 50 km em modo zero emissões, graças ao motor eléctrico de 115 cv, que é alimentado por uma bateria com 13 kWh e que se combina com o 1.4 TSI de 150 cv para, no conjunto, debitarem uma potência total de 245 cv. Os preços ainda não foram divulgados, o que deverá acontecer mais próximo do lançamento no mercado.

Para realçar o ADN desportivo da marca e, em particular, do Formentor e-Hybrid, o CEO da Cupra testou-o nas instalações da marca em Martorell, tendo a seu lado um “cicerone” especial. O piloto da Cupra e campeão do World Touring Car Championship, Jordi Gené, levou Wayne Griffiths a experienciar as emoções que se podem ter ao volante do novo SUV. Não há vídeo do “teste”, mas Griffiths terá ficado impressionado a ponto de, no final da voltinha, ter afirmado que “o Formentor significa o início de um palco emocionante e tornar-se-á um pilar da marca”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR