A notícia chegou durante a tarde de quarta-feira e depressa se tornou o tema do dia. Mathieu, o central de 36 anos que chegou ao Sporting há três sem nunca ter vingado propriamente em lado nenhum, tinha sofrido uma lesão grave no joelho durante o treino. As primeiras indicações disseram que não voltaria a jogar esta época, as últimas indicações confirmaram que não voltaria a jogar nunca mais. De um momento para o outro, de um dia para o outro, o Sporting perdeu um dos centrais titulares e uma das referências da equipa.
Mathieu acabou a carreira e deixou os leões desprovidos da figura de maior experiência que tinham no balneário. O francês era o líder no relvado, o líder fora do relvado e o líder omnipresente que era um exemplo para todos. Apesar de nunca ter sido imprescindível em nenhum dos clubes por onde passou — Sochaux, Toulouse, Valencia e Barcelona –, chegou a Alvalade há três anos com títulos na bagagem e uma Liga dos Campeões no bolso. Ficou depois de um dos períodos mais conturbados da história do clube, ganhou uma Taça de Portugal depois de ter chorado quando perdeu a do ano anterior, conquistou duas Taças da Liga e ajudou Bruno Fernandes a tornar-se no jogador que tem mudado o paradigma de um gigante como o Manchester United. Terminou a carreira como ninguém merece, lesionado e durante uma época atípica, e esta sexta-feira já via a visita do Sporting ao Belenenses SAD num papel diferente.
Ficha de jogo
↓ Mostrar
↑ Esconder
Belenenses SAD-Sporting, 1-3
28.ª jornada da Primeira Liga
Cidade do Futebol, em Oeiras
Árbitro: Hélder Malheiro (AF Lisboa)
Belenenses SAD: Koffi, Phete, Nuno Coelho, Rúben Lima, Tiago Esgaio, André Santos (Nuno Pina, 61′), Show (Robinho, 79′), Nilton Varela, Licá (Dieguinho, 68′), Marco Matias, Cassierra (Keita, 68′)
Suplentes não utilizados: André Moreira, Calila, Ricardo Ferreira, Danny Henriques, Edi Semedo
Treinador: Petit
Sporting: Luís Maximiano, Eduardo Quaresma (Tiago Ilori, 67′), Coates, Borja, Ristovski (Rafael Camacho, 73′), Wendel (Battaglia, 87′), Matheus Nunes (Doumbia, 67′), Nuno Mendes, Gonzalo Plata, Sporar, Jovane Cabral (Francisco Geraldes, 45′)
Suplentes não utilizados: Renan, Luís Neto, Pedro Mendes, Joelson
Treinador: Rúben Amorim
Golos: Licá (9′), Coates (22′), Jovane (36′ e 45+2′)
Ação disciplinar: cartão amarelo a André Santos (21′), a Nilton Varela (34′), a Koffi (45+1′), a Dieguinho (84′)
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.