É neste mês de julho que chega às livrarias o novo romance de José Eduardo Agualusa, Os Vivos e os Outros, no mesmo dia (3 de julho) que será posto à venda Uma Ida ao Motel e outras histórias, de Bruno Vieira Amaral. As edições são da Quetzal, que irá lançar também em julho Viagens sem Bola, de Rui Miguel Tovar (coleção “Terra Incógnita”).

A Livros do Brasil vai publicar novas edições de A Relíquia e de O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queiroz, e O Crime do Dragão, de S. S. Van Dane (coleção “Vampiro”). Pela E-Primatur vão sair Périplo pelos Bares do Mediterrâneo e Outras Histórias, de Ali Duaji (com tradução de Hugo Maia), e Homens na Prisão, de Victor Serge, autor de O caso do Camarada Tualev. A Bertrand vai publicar, logo no início do mês, Os Guardiões, de John Grisham.

Olive Kitteridge, de Elisabeth Strout, autora de O meu nome é Lucy Barton, vai sair pela Alfaguara, enquanto a Relógio d’Água vai publicar Primeiros Contos e Outros Contos, de Agustina Bessa-Luís (com prefácio da filha da escritora, Mónica Baldaque). Pela mesma editora vão ainda sair os livros A Ladra de Fruta, de Peter Handke, Como a Água Que Corre, de Marguerite Yourcenar, e A Prima do Campo e a Coisa Pública, de Alexandre Andrade, entre outros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Dom Quixote vai publicar As Sílabas de Amália, um tributo de Manuel Alegre a Amália Rodrigues, cujo centenário se celebra este ano. O livro inclui os poemas de Alegre que a fadista cantou, dois inéditos (entre eles o que dá nome ao livro, “As Sílabas de Amália”) e outros sobre o fado, a maioria nunca antes publicados. “As Sílabas de Amália” será em forma físico e em audiolivro, lido pelo próprio poeta.

Pela mesma editora vão ainda sair Regresso a um Cenário Campestre, um livro de poesia que Nune Júdice começou a escrever no final de 2019 e que terminou em 2020, em plena pandemia, e Ponto Zero, primeiro volume de uma série escrita a quatro mãos por Jørn Lier Horst e Thomas Enger. A Presença vai publicar 10 Minutos e 38 Segundos Neste Mundo Estranho, de Elif Shafak.

A Tinta-da-China vai lançar o primeiro livro em prosa de Matilde Campilho, Flecha. A Antígona vai publicar Clássicos Revisitados, um conjunto de breves ensaios de Kenneth Rexroth sobre 70 livros que o autor considera “documentos essenciais da história da imaginação”, e Contos Completos, de Graça Pina de Morais (com prefácio de Fernando Pinto do Amaral). Pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda vão sair Obra Completa de João José Cochofel, Poesia (1950-1959), de Vitorino Nemésio, e Filipa de Vilhena e A Sobrinha do Marquês, da edição crítica de Almeida Garrett (a edição é de Sérgio Nazar David).

A Porto Editora vai lançar No Bicentenário da Revolução Liberal, de Vital Moreira e José Domingues, enquanto a Casa das Letras vai editar D. Maria I — As perdas e as glórias da rainha que entrou para a História como “a louca”, da historiadora brasileira Mary Del Priore. Pela Texto Editores, vai sair Os Bragança – Ascensão e Queda das Dinastias Reinantes de Portugal e do Brasil 16-40-1910, de Malyn Newitt. A Guerra & Paz vai publicar o ensaio Este Vírus Que Nos Enlouquece, do escritor francês Bernard-Henri Lévy.

A Dom Quixote vai editar Um Espião entre amigos, de Ben Macintyre, a história de Kim Philby, que ficou conhecido como o maior desertor da espionagem britânica e a mais importante toupeira soviética (o posfácio é do escritor John Le Carré). Pela Tinta-da-China vai sair Coisas de Loucos, a transformação em livro da série de reportagens da jornalista Catarina Gomes para o Público sobre os doentes do hospital psiquiátrico Miguel Bombarda.

Boa Economia Para Tempos Difíceis, dos Prémio Nobel da Economia de 2019, de Abhijit V. Banerjee e Esther Duflo, vai sair pela Actual, enquanto as Edições 70 vão lançar Quando os Bispos se Reúnem, uma análise de John W. O’Malley da evolução da Igreja Católica feita através da comparação entre os concílios de Trento, Vaticano I e Vaticano II. O grande destaque desta editora para julho é, no entanto, a autobiografia de Woody Allen, que chega às livrarias a 23 de julho.

A Imprensa Nacional – Casa da Moeda vai publicar O Espólio Pessoa. Para Uma História das Edições e dos Critérios Adotados, de Simone Celani.

A Presença vai publicar, quase dois anos depois de ter saído em inglês, o segundo volume da nova trilogia de Philip Pullman, O Livro do Pó. Com o título A Aliança Secreta, a história passa-se 20 anos após o final do livro anterior, La Belle Sauvage, e sete após a conclusão de O Telescópio de Âmbar, volume que encerrou a trilogia dos Mundos Paralelos (His Dark Materials em inglês), recentemente adaptada à televisão pela HBO. O livro chega às livrarias no dia 15 de julho.

Pela Alfaguara infantil, vai sair A estória do Sol e do rinoceronte, de Ondjaki. A Orfeu Negro Mini vai lançar em julho a segunda edição de O Coração e a Garrafa, de Oliver Jeffers.