O Partido Comunista Português (PCP) confirmou este domingo que irá apresentar um candidato próprio às eleições presidenciais de 2021, à semelhança do que tem feito na maioria dos atos eleitorais anteriores.

No comunicado final divulgado depois da reunião do Comité Central que decorreu neste fim de semana, o PCP confirmou que decidiu “a apresentação de uma candidatura própria às eleições presidenciais de 2021, que dê voz ao projeto e valores de Abril, à defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo e à afirmação da igualdade e justiça sociais, e da soberania e independência nacionais”.

O partido diz ainda que valoriza “a importância deste órgão de soberania, enquanto garante da defesa e cumprimento da Constituição da República”, motivo pelo qual apresenta um candidato próprio às eleições.

Em 2016, no ato que elegeu Marcelo Rebelo de Sousa à primeira volta com 52% dos votos, o PCP apresentou como candidato Edgar Silva, que ficou em quinto lugar, com 4% dos votos.

Para as eleições de janeiro de 2021, ainda só André Ventura formalizou a candidatura, embora a recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa seja mais do que expectável. O Presidente tem adiado para o final do ano um pronunciamento formal sobre a recandidatura ao cargo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR