O preço vai ser o mesmo para todos os países desenvolvidos: 347 euros. É este o valor que a farmacêutica americana Gilead Science vai cobrar por cada frasco de Remdesivir. Uma vez que, em média, os tratamentos com o medicamento, experimental, têm demorado cinco dias, ao longo dos quais cada paciente recebe seis frascos, no total cada doente tratado deverá custar 2.082 euros.

As contas foram apresentadas esta segunda-feira numa carta publicada no site da empresa por Daniel O’Day, CEO da Gilead Sciences, que colocou um ponto final na “especulação” sobre quanto custará cada tratamento com o medicamento, para já o único com resultados positivos no tratamento de doentes com Covid-19.

Reconhecendo que “não existe um manual de instruções para decidir o preço de um novo medicamento numa pandemia”, mas assegurando que a farmacêutica está ciente da “responsabilidade” que tem em mãos, O’Day explicou como chegou a esta ordem de valores e garantiu ainda que para os países em vias de desenvolvimento os preços serão outros. “No mundo em desenvolvimento, onde os recursos dos cuidados de saúde, as infraestruturas e a economia são tão diferentes, celebrámos acordos com fabricantes de genéricos para assegurar o tratamento a um custo substancialmente mais baixo. Estas soluções alternativas foram concebidas para assegurar que todos os países do mundo possam proporcionar o acesso ao tratamento.”

Remdesivir. Será este o medicamento que vai tratar os infetados com o novo coronavírus?

Dando o exemplo dos Estados Unidos (onde o preço de 347 euros, aliás, 390 dólares, só vai ser cobrado ao sistema de saúde governamental, às seguradoras privadas serão cobrados 463 euros por frasco), o CEO da Gilead Sciences explicou que o preço agora revelado é baixo, tendo em conta a poupança que o tratamento com o Remdesivir proporciona aos hospitais — aproximadamente 12 mil dólares (10.680 euros) por cada paciente enviado mais cedo para casa, com alta.

“Decidimos fixar o preço do Remdesivir bem abaixo deste valor. Para assegurar um acesso generalizado e equitativo num momento de necessidade global urgente, estabelecemos um preço de 390 dólares por frasco para os governos dos países desenvolvidos. Com base nos padrões de tratamento atuais, espera-se que a grande maioria dos pacientes receba um tratamento de 5 dias utilizando 6 frascos de Remdesivir, o que equivale a 2.340 dólares por paciente”, detalhou Daniel O’Day.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR