Quem usa a aplicação do Facebook à noite sabe do problema: num quarto escuro, o fundo branco encandeia a visão. Ao contrário de outras aplicações para telemóvel, como das redes sociais Twitter ou Reddit (e o Observador), a app do Facebook não tinha uma opção para inverter as cores brancas pelas pretas, também conhecido como “modo escuro” ou “dark mode“. Porém, desde domingo que o Facebook está a mudar isso e começou a lançar esta opção para alguns utilizadores, avança o The Verge.

dark mode no Facebook já está disponível nas versões para computadores, pelo que esta era uma opção esperada. Ao mesmo jornal tecnológico, um responsável da rede social confirmou que esta opção está a começar a ser disponibilizada a título de teste. Contudo, ainda não há uma data oficial para quando vai ser disponibilizado.

[No Twitter, alguns utilizadores partilharam que conseguem já usar o dark mode na app do Facebook]  

Quando for lançada, a funcionalidade deverá estar disponível tanto nas app para iOS, o sistema operativo móvel da Apple, como Android, o da Google. Outra apps do Facebook, como o Messenger, o Instagram ou o WhatsApp, têm esta opção já implementada. Outra das vantagens do dark mode é que permite que as apps consumam menos bateria ao smartphone.

Já pode ler o Observador em “dark mode”