A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai esta segunda-feira reforçar a capacidade de diagnóstico de covid-19 em Moçambique com a entrega de uma nova máquina de testes em laboratório, anunciou a organização.

“À semelhança dos outros países, Moçambique regista um aumento do número de casos de Covid-19”, refere a OMS, pelo que “o reforço da capacidade de diagnóstico do novo coronavírus continua a ser uma das intervenções importantes para conter a propagação da doença”.

O novo aparelho (Multiplex qPCR) vai ser entregue esta segunda-feira ao Ministério da Saúde para identificar e quantificar, numa única reação e em simultâneo, “múltiplos organismos patogénicos, incluindo vírus, bactérias, parasitas e fungos que causam doenças infecciosas”.

Este é o segundo aparelho deste tipo doado pela OMS, além de outros apoios, tais como equipas técnicas, câmaras de rastreio da temperatura em pontos de controlo de passageiros, equipamentos de proteção individual e reagentes.

Moçambique testou 28.586 casos suspeitos desde o início da pandemia, em 11 de março, com uma taxa de positivos de 3%, segundo dados das autoridades de saúde. O país tem um total acumulado de 859 infetados, com cinco óbitos e 228 recuperados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR