O município de Castro Marim é o primeiro do sotavento algarvio a instalar um sistema de câmaras para monitorizar as praias em tempo real, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de Covid-19, anunciou esta terça-feira a autarquia.

A instalação das câmaras de videovigilância nas praias de Alagoa, em Altura, e Praia Verde, foram financiadas pela autarquia, mas está também previsto que a praia do Cabeço venha a ter uma, da Agência Portuguesa do Ambiente, adiantou o município em comunicado, sem precisar quando.

Como medida estratégica na prevenção da doença Covid-19 e sendo este município o destino de férias de centenas de portugueses, a Câmara Municipal de Castro Marim decidiu investir na implementação de ‘beachcam’ [câmaras de praia, em inglês] nas suas praias, as primeiras no sotavento algarvio”, lê-se na nota.

A mesma fonte esclareceu que as câmaras “permitem visualizar em tempo real as praias do concelho de Castro Marim” e dar às “centenas de portugueses” que visitam essas zonas balneares do sotavento algarvio “informações sobre as condições meteorológicas (a temperatura, as condições do mar e do vento) e o grau de afluência e o estado de ocupação do areal”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Atendendo à excelente localização em que estão instaladas, é possível alcançar com muita boa qualidade de imagem toda a zona costeira do concelho de Castro Marim, incluindo as praias do Cabeço e Verdelago”, indicou a câmara algarvia.

A Câmara de Castro Marim sublinhou que a instalação das câmaras conta com o apoio de um restaurante e de um hotel da zona, que “garantiram a localização dos equipamentos e assumiram os custos com a eletricidade”.

O município acrescentou que a Câmara fica responsável pela “aquisição dos equipamentos e a sua instalação e ainda as despesas de Internet”, mas sem revelar o valor do investimento realizado.

Garantir a máxima segurança e a informação dos utilizadores, procurando promover Castro Marim como um destino de confiança e assim estimular e apoiar a atividades económicas tão lesadas pelos efeitos da pandemia, é o principal objetivo da instalação das ‘beachcam'”, justificou o município do distrito de Faro.

A autarquia informou que o acesso às imagens pode ser feito através da seleção da “opção ‘Live Cams’ na barra de navegação em https://beachcam.meo.pt/”, mas também estão “disponíveis na televisão, através da box MEO, e em qualquer dispositivo móvel, como o telemóvel ou “tablet”, através da app mobile”.

Portugal contabiliza pelo menos 1.568 mortos associados à Covid-19 em 41.912 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS). A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.