A taxa de inflação homóloga terá sido de 0,2% em junho, superior em 0,9 pontos percentuais à registada em maio, de acordo com os dados esta terça-feira divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 0,3%, taxa superior em 0,7 pontos percentuais à registada no mês anterior.

A taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá sido -7,6%, traduzindo uma variação menos negativa que em maio (taxa de -10,9%), acrescenta. Relativamente ao mês anterior, o índice de preços no consumidor terá aumentado 0,9% (em maio, a variação mensal foi -0,4% e em junho de 2019 tinha sido nula).

Estima-se uma variação média nos últimos 12 meses de 0,1%, valor igual ao registado no mês precedente”, refere o INE.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor português terá registado uma variação homóloga de 0,3% (valor superior em 0,9 pontos percentuais ao registado em maio).

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de junho serão publicados no próximo dia 10 de julho, adianta o instituto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR