Há algumas semanas, em entrevista ao The Guardian, Ricardo Pereira garantia que terá de “trabalhar muito” para ter um lugar na Seleção Nacional. Isto porque o lateral direito contava, a dada altura, que muita gente em Inglaterra fica surpreendida pelo facto de o jogador do Leicester não ser a opção inicial de Fernando Santos na seleção portuguesa — até que o defesa os recorda da quantidade de nomes de qualidade que Portugal tem para a mesma posição. O jornal inglês, na composição do artigo, enumerava dois, João Cancelo do Manchester City e Nélson Semedo do Barcelona. Mas esquecia-se de um terceiro.

“Tenho de trabalhar muito para ter lugar na Seleção”. Ricardo Pereira sobre a lesão, a época do Leicester e o racismo

Cédric Soares, há cinco temporadas na Premier League, foi o nome que faltou ao The Guardian. O lateral direito, que foi o titular da equipa que em 2016 se sagrou campeã da Europa em Paris, transferiu-se em janeiro do Southampton para o Arsenal mas ainda não se tinha estreado pelos gunners. Depois de ser uma das surpresas do mercado de inverno, o internacional português foi atraiçoado por uma lesão de joelho e ficou de fora até à interrupção das competições e já em junho, recuperado e numa altura em que se anteviam os primeiros minutos pelos londrinos, Cédric voltou a magoar-se num treino e viu novamente adiada a estreia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Até esta quarta-feira. No primeiro jogo que o Arsenal fazia em casa desde a retoma, a equipa de Mikel Arteta recebia o Norwich, último classificado da Premier League, e procurava carimbar a terceira vitória consecutiva depois de dois desaires seguidos nos dois encontros iniciais do reinício da competição. Aubameyang, que se tornou o jogador mais rápido a marcar 50 golos na liga inglesa pelo Arsenal, abriu o marcador pouco depois da meia-hora (33′), viu Granit Xhaka aumentar a vantagem pouco depois (37′) e bisou já na segunda parte (67′).

Com o resultado bastante tranquilo para o lado dos gunners, Arteta trocou o espanhol Bellerín por Cédric a cerca de 15 minutos do apito final. No dia de estreia, e logo no Emirates, o lateral português só precisou de quatro minutos para se estrear também a marcar pela nova equipa: com um bom remate de pé esquerdo, de fora de área e com a sorte de ter desviado num adversário, Cédric bateu Tim Krul e fechou as contas da goleada do Arsenal frente ao Norwich (81′).

Estreia de sonho para Cédric Soares, que durante a semana já tinha sido elogiado pelo treinador. “Ele tem uma qualidade diferente dos defesas laterais que temos. É um jogador tecnicamente dotado e, provavelmente, o melhor que temos no último terço para tomar a decisão certa e atacar a área também”, garantiu Arteta. O português respondeu da melhor maneira, estreou-se com a camisola do Arsenal e só precisou de quatro minutos para mostrar que a influência que tem nesse último terço também pode dar golos.