Centenas de pessoas desafiaram as regras de distanciamento social e juntaram-se na terça-feira na Ponte Carlos, em Praga, para celebrar o fim da crise do novo coronavírus na República Checa com um jantar de grupo numa mesa gigante, avançou esta quarta-feira a BBC.

A ponte onde decorreu a festa de despedida à Covid-19 foi construída no século XIV e era o local para onde os checos levaram comida e bebida e partilharam refeições com numa mesa de 500 metros.

O organizador do evento, Ondrej Kobza, disse à agência de notícias AFP, citada pela BBC, que pretende celebrar o fim da crise do coronavírus com pessoas que “não têm medo de aceitar uma dentada na sandes de outra pessoa”. “A sociedade não pode ter medo, senão teremos uma crise económica, uma depressão e isso vai atingir a sociedade com ainda mais força do que a Covid-19”, acrescentou.

O evento “A mesa está posta” reuniu ainda bandas improvisadas e muita música, num banquete em que os presentes, que fizeram reserva prévia no Facebook para participar, eram convidados a partilhar comida e bebida, sem qualquer distanciamento social ou máscaras de proteção para prevenir o contágio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A festa decorreu horas antes de ser levantada a obrigatoriedade do uso máscara de proteção em público no país, exceto em Praga. O país registou, até esta quarta-feira, cerca de 12 mil casos e menos de 350 mortes.

A Organização Mundial da Saúde alertou no início desta semana que a pandemia “não está sequer perto de acabar” e que está a piorar em muitos países.