O município de Arruda dos Vinhos, no distrito de Lisboa, inicia esta quarta-feira as obras de requalificação do bairro social João de Deus e respetiva zona envolvente, um investimento de 1,8 milhões de euros, foi anunciado.

Trata-se do primeiro projeto de reabilitação de habitação a obter financiamento, em 2018, no valor de 640 mil euros, do programa nacional ‘Primeiro Direito’, lançado pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), informa esta autarquia em nota de imprensa.

O restante investimento é suportado pelo município, que recorreu a empréstimo no valor de cerca de 1,1 milhões de euros.

A empreitada, com um prazo de execução de 18 meses, contempla a requalificação de 16 moradias, “que apresentam patologias graves ao nível de assentamentos da estrutura, coberturas muito degradadas com grandes infiltrações e em risco de colapso em alguns troços, infraestruturas bastante antigas e divisões longe das regulamentares”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A intervenção engloba ainda a construção de um bloco habitacional de três pisos, com 15 fogos, e a requalificação paisagística da zona envolvente ao bairro, “de modo a permitir uma maior mobilidade em toda a área circundante, com a execução de uma via de sentido único e lugares de estacionamento, um anfiteatro a céu aberto, hortas comunitárias, espaços verdes e uma ciclovia junto à linha de água”.

Com este investimento, a autarquia pretende “aumentar a oferta de alojamento social” e realojar 31 famílias carenciadas. É uma oportunidade de ouro para o município pôr em marcha uma das suas prioridades”, disse o presidente da câmara, André Rijo (PS), na altura da assinatura do contrato com o IHRU reconhecendo que, “sozinho, o município não teria capacidade para realizar o investimento”.

A câmara municipal assegura soluções de realojamento das famílias enquanto decorrer a intervenção.

Em outubro de 2019, a autarquia lançou concurso para as obras, no valor de 1,9 milhões de euros, aumentando a dotação da empreitada, depois de um primeiro concurso, lançado em julho desse ano, no valor de 1,5 milhões de euros, ter ficado deserto

O Bairro João de Deus foi construído entre 1949 e 1952, na sequência da política de construção de habitações sociais promovidas pelo Governo.