Entre os fabricantes britânicos, a Aston Martin é quem mistura de forma mais eficiente o luxo e a raça dos seus veículos, propondo modelos exclusivos e requintados, mas simultaneamente potentes e com linhas agressivas. Até aqui a sua oferta limitava-se a veículos de quatro rodas, mas ainda este ano vai surgir a sua primeira criação de duas rodas.

Denominada AMB 001 by Aston Martin, a moto desportiva – da qual vão apenas ser fabricadas 100 unidades – foi desenvolvida em colaboração com a Brough Superior, um fabricante inglês que produziu 3048 motos entre 1919 e 1940 e 85 automóveis entre 1935 e 1939. A marca viria a falir, para depois ser readquirida em 2003 e apresentar o seu primeiro novo modelo em 73 anos, a SS100, que contudo mantinha uma forte componente rétro.

Primeira moto da Aston Martin a preço de Porsche

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O motor da AMB 001 é um dois cilindros em V, disposição de que a Brough tanto gosta, mas substancialmente mais moderno, com árvore de cames à cabeça, em vez de no bloco, com 997 cc. A unidade debita 180 cv, mas à custa de um turbocompressor de pequenas dimensões, para evitar o atraso na resposta ao acelerador ou que o binário surja de forma intempestiva, características nada aconselháveis num veículo de duas rodas, para mais desportivo.

5 fotos

Compensando o facto de possuir um motor menos nobre, quando comparado com os tradicionais quatro cilindros das suas concorrentes, a AMB 001 by Aston Martin alinha pelas mais leves do segmento, anunciando apenas 180 kg. A caixa é convencional com seis velocidades e a transmissão por corrente, mas é provável que a característica que mais facilmente fica na memória seja o preço, que supera os 100.000€.

7 fotos

A AMB 001 by Aston Martin e Brough Superior deverá começar a chegar às mãos dos seus compradores ainda em 2020 e, para os animar, a Aston Martin divulgou imagens do modelo a rodar no circuito de Pau-Arnos, em França, onde decorrem os testes de desenvolvimento, para que tudo esteja perfeito antes que a primeira moto da marca britânica comece a rodar em estrada. A AMB 001 continua camuflada, recorrendo aos padrões habituais da Aston Martin, mas isso não impede a identificação das formas finais da moto.