As autoridades de saúde de Cabo Verde recomendaram esta quarta-feira prudência na reabertura das praias e pediram paciência às pessoas no sentido de aguardarem “um bocadinho mais” para ver como a situação da Covid-19 evolui.

Entendemos que o calor já se faz sentir, mas por enquanto penso que é mais prudente não permitir que as pessoas frequentem as praias. Pedimos paciência e se calhar é melhor esperar um bocadinho mais para ver como é que a situação evolui”, disse o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças de Cabo Verde.

Na habitual conferência de imprensa para fazer o ponto de situação relativo à Covid-19 no país, Jorge Noel Barreto afirmou que, como não se sabe como é que as pessoas vão responder à infeção, caso a tenham, recomenda-se precaução relativamente à permissão para frequentar praias, sobretudo em Santiago, ilha com mais casos acumulados da doença (965).

Questionado se não há um contrassenso, já que se interditam praias e é autorizada a reabertura de mercados formais e informais, Jorge Barreto declarou que quando há permissão para abrir determinados lugares “há regras, orientações e normas que devem ser seguidas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na operacionalização poderá haver alguns constrangimentos, mas penso que não será aquilo que estava previsto aquando da abertura dos lugares. Deve haver uma organização de forma a evitar aglomerações, as pessoas devem utilizar as suas máscaras”, referiu o porta-voz do Ministério da Saúde.

Em situações de aglomeração de pessoas nos espaços onde já se permitiu a reabertura, Jorge Barreto defende que a situação “deve ser resolvida”.

O acesso às praias está proibido em Santiago, tal como na ilha do Sal, onde as medidas de desconfinamento foram travadas pelo Governo e foram impostas novas medidas restritivas, a meio do mês de junho. Desde junho que estão a ser aplicadas, progressivamente, medidas de desconfinamento, após cerca de dois meses de estado de emergência (diferenciado por ilhas).

No início de junho, as autoridades marítimas e de saúde apelaram para o “cumprimento rigoroso” das regras de acesso e frequência das zonas marítimas balneares e ameaçaram voltar a interditar as praias em São Vicente para prevenir o contágio da Covid-19.

O alerta foi feito pelo Instituto Marítimo Portuário e a Delegacia de Saúde de São Vicente, após registo de grande afluência às praias desta ilha, sem que praticamente todas as regras de segurança e sanitárias fossem respeitadas.

Cabo Verde registou esta quarta-feira mais 40 casos de Covid-19, elevando o total nacional acumulado desde 19 de março para 1.267.

Do total, há 621 casos ativos (49%), em isolamento, dois doentes transferidos para os seus países e 15 óbitos (1,2%).

Mantém-se o registo de 629 casos (49,6%) dados como recuperados pelas autoridades de saúde cabo-verdianas.

Em África, há 10.151 mortos confirmados em quase 405 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.