A única decisão fora das quatro linhas que estava ainda por tomar já se encontra decidida: a final da Taça de Portugal entre Benfica e FC Porto vai realizar-se a 1 de agosto no Estádio Cidade de Coimbra.

A informação foi avançada pela RTP e confirmada pouco depois pela Federação Portuguesa de Futebol, que desfez também a outra dúvida que existia a propósito desse encontro: à semelhança do que deverá acontecer até ao final do Campeonato, também a final da Taça de Portugal será disputada à porta fechada. FC Porto e Benfica voltam a discutir entre si o troféu 16 anos depois do triunfo das águias frente aos dragões campeões europeus.

De recordar que a final da Taça de Portugal era jogada sempre no Estádio Nacional desde 1982/83 (nessa época foi no Estádio das Antas e acabou com o triunfo do Benfica frente ao FC Porto). Aliás, e da década de 50 para cá, só por cinco ocasiões o encontro decisivo não foi no Jamor – quatro nas Antas, uma em Alvalade. Antes, desde 1938/39, também o Campo das Salésias e o Estádio do Lumiar, ambos em Lisboa, receberam a final da prova.

Coimbra nunca recebeu até agora uma final da Taça de Portugal mas, em contrapartida, é o recinto com mais finais da Taça da Liga até ao momento, à frente de Algarve e Braga: cinco, de 2011 a 2013, 2015 e 2016. Em quatro dessas ocasiões o Benfica conquistou o troféu em jogos contra P. Ferreira, Gil Vicente e Marítimo (duas vezes), ao passo que no outro jogo decisivo o Sp. Braga derrotou o FC Porto, na temporada de 2012/13.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR