A Supertaça de Portugal, prova que costuma abrir em termos oficiais a temporada no país, foi suspensa. A proposta foi feita pela Federação Portuguesa de Futebol e aceite pelos dois clubes já apurados para essa final, Benfica e FC Porto (que irão também disputar a final da Taça de Portugal). No entanto, a prova irá na mesma realizar-se, aguardando-se agora a melhor data ao longo da época de 2020/21 para encaixar a discussão do troféu.

“A Federação Portuguesa de Futebol decidiu suspender a realização do jogo da Supertaça Cândido de Oliveira que seria disputada entre FC Porto e Benfica na abertura da época 2020/21″, começou por anunciar o órgão federativo através dos seus meios oficiais de comunicação, antes de explicar as razões para a decisão.

“A FPF e os clubes chegaram a um entendimento e acordaram na suspensão do jogo em nome dos interesses do futebol português, uma vez que em setembro haverá jogos referentes às competições europeias (Liga dos Campeões e Liga Europa). Aliviar o calendário das equipas portuguesas nessa fase da época é um dos objetivos da decisão tomada em defesa do ranking de Portugal na UEFA”, salientou a mesma missiva.

De referir que esta é a primeira vez desde que a Supertaça passou a ser decidida num jogo único e não a duas mãos (ou numa finalíssima, caso o empate subsistisse), em 2001, que o encontro não se realiza em agosto e não vai abrir a temporada do futebol profissional em Portugal, antecedendo a primeira jornada do Campeonato. Esta será ainda assim a primeira vez desde 2010, na estreia de Villas-Boas, que FC Porto e Benfica se defrontam.

Esta atípica temporada de 2019/20 terá a última jornada a 26 de julho (e com dois jogos grandes, o Sp. Braga-FC Porto e o Benfica-Sporting) e a final da Taça de Portugal a 1 de agosto. Depois não se sabe ainda ao certo quando irá começar o Campeonato de 2020/21, embora tudo aponte para segunda ou terceira semana de setembro, mas já estão marcados outros jogos de clubes – o segundo classificado fará a terceira pré-eliminatória da Champions a 15 ou 16 de setembro num jogo só, seguindo-se em caso de triunfo o playoff com jogos a 22/23 e 29/30 desse mês – e de seleções (Portugal defronta Croácia e Suécia na Liga das Nações a 5 e 8 de setembro).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR