O secretário regional do Turismo e Cultura da Madeira, Eduardo Jesus, disse esta quarta-feira que a reabertura dos aeroportos da região ao turismo está a decorrer bem depois de vários testes experimentais ao processo de receção dos passageiros.

“Está tudo montado e bem montando, tivemos oportunidade de fazer vários testes reais, um na semana passada com um simulacro e, depois, no sábado, já com o voo da Transavia que vinha de Paris via Porto. Afinámos uma série de aspetos, ontem [terça-feira], com o voo que vinha de Lisboa e correu muitíssimo bem”, disse o governante à Lusa.

A Região Autónoma da Madeira entrou esta quarta-feira na terceira fase de resposta à pandemia da Covid-19 com a reabertura ao tráfico aéreo internacional dos aeroportos da Madeira e do Porto Santo.

Toda a fluidez que se queria foi conseguida, as equipas já estão treinadas, formadas e rotinadas naquele procedimento, foi um processo limpinho, aproveitámos para melhorar a sinalética e tornar mais evidente a separação entre a linha verde (prioritária) e a linha azul (pessoas que não trazem o teste)”, acrescentou.

“A Madeira está preparada para este grande desafio que já começou no dia de hoje porque já houve um voo que passou por este rastreio todo”, disse, acrescentando ser “uma mega operação que envolve a autoridade de saúde regional, em colaboração com a Secretaria Regional de Turismo e a Associação de Promoção da Madeira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Eduardo Jesus realça que a Madeira está “sob um escrutínio muito grande, não só das pessoas que a visitam como da comunicação social nacional e isso coloca uma responsabilidade, mas também uma oportunidade para demonstrar que a Madeira está empenhada nesta fase de abertura e de retoma da atividade turística”.

O responsável pelo turismo regional adiantou que a região já tem confirmados 30% dos voos que teve em julho de 2019, 46% em agosto e 50% dos que teve em setembro desse ano. “Queremos que isto se faça de uma forma gradual e, acima de tudo, sustentada”, observou.

Eduardo Jesus revelou ainda que a Embaixada do Reino Unido em Lisboa já transmitiu ao Governo Regional que o governo inglês acolheu bem os argumentos apresentados pelo executivo madeirense de que a situação epidemiológica da Madeira não é comparável com a que se passa em Portugal, além de as ligações aéreas de Inglaterra para a região serem diretas.

Idêntico tratamento o Governo Regional já fez relativamente à Dinamarca de modo a salvaguardar o voo direto deste destino emissor rumo à ilha do Porto Santo, “ilha zero de Covid-19”.

A Madeira nunca teve um óbito relacionado com a Covid-19. Dos 92 casos positivos notificados, 90 estão recuperados e apenas dois são ativos.

Até sexta-feira, o governo do Reino Unido informará os países com quem vai excecionar a quarentena.

Ao aeroporto da Madeira chegaram esta quarta-feira cerca de 400 passageiros de Lisboa, Porto e Ponta Delgada em aviões da TAP, easyJet e Azores Air Lines. Na quinta-feira, chegam passageiros da Holanda e Alemanha, passados três meses de confinamento.