Quarenta e cinco utentes de um lar de Alcabideche, em Cascais, no distrito de Lisboa, testaram positivo à Covid-19, adiantou à agência Lusa fonte da autarquia, ressalvando que estão agora a ser feitos testes aos colaboradores.

De acordo com o município, dos 71 utentes, 45 testaram positivo, 25 negativo e um caso foi inconclusivo.

Em causa está o lar de São Vicente, pertencente ao Centro Social e Paroquial de Alcabideche. Frisando que todos os utentes já foram testados, a fonte da autarquia revelou que estão a ser feitos testes aos colaboradores da instituição.

Na quarta-feira, o presidente da autarquia, Carlos Carreiras (PSD), tinha revelado casos naquele lar, então com dois funcionários e quatro utentes infetados.

Este é o segundo caso em poucos dias de doentes Covid-19 em lares do concelho de Cascais, depois de, na segunda-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) ter dado conta de um surto num lar em São Domingos de Rana.

Neste lar, 41 dos 46 utentes estão infetados com o novo coronavírus, assim como seis profissionais daquela estrutura residencial, tendo-se registado um óbito.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 512 mil mortos e infetou mais de 10,56 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.579 pessoas das 42.454 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.