A bastonária da Ordem dos Enfermeiros considerou na quarta-feira que a proposta aprovada pelo PSD, que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde, é uma ofensa para os profissionais de saúde, principalmente enfermeiros. Em declarações à Rádio Observador, Ana Rita Cavaco explicou que a medida exclui a maioria dos profissionais e alerta para a necessidade de uma mudança de mentalidade da classe partidária.

Ana Rita Cavaco considera prémios e mais férias para profissionais de saúde uma ofensa

Esta proposta abrange o mínimo de profissionais de saúde, arrisco-me a dizer que exclui 80% dos profissionais de saúde”, lamentou a bastonária, acrescentando que, “no caso dos enfermeiros, é de facto uma afronta muito grande”.

“Todos os outros países deram prémios a todos os profissionais de saúde, porque foi com o esforço de todos que chegámos até aqui”, referiu.

Ana Rita Cavaco explicou ainda que países como a Holanda, Espanha e Alemanha oferecem aos enfermeiros “ordenados na base do triplo daquilo que Portugal oferece”, lamentando: “Portugal não tem mecanismos nenhuns para fixar profissionais de Saúde”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Acho que as pessoas têm de começar a questionar se nós agora somos governados pelo centrão, porque não tenho dúvidas de que isto é combinado entre o PS e o PSD”, disse Ana Rita Cavaco (que chegou a ser Conselheira Nacional do PSD).

Suplementar. O dia em que ganharam (todos) os sócios-gerentes e (alguns) profissionais de saúde