O ZenZoe, um robô que elimina a Covid-19 em espaços públicos foi lançado em Portugal. De acordo com os fabricantes, a ASTI Mobile Robotics e a BOOS Technical Lighting, esta máquina tem “uma eficácia de 99,99%” na limpeza do vírus.

O robô ZenZoe utiliza uma “uma luz ultravioleta (UV-C), limpa o ar e elimina a presença da Covid-19”, explicam as empresas em comunicado. “É o desenho exclusivo da lâmpada de luz ultravioleta utilizada e a sua potência, intensidade e dimensão que, combinadas com o movimento contínuo do robot, permite realizar uma limpeza eficaz, a todos os pontos e zonas críticas, fazendo uma desinfeção a nível horizontal e vertical“, explicam.

Esta máquina de fabrico espanhol já está a ser utilizada para desinfetar espaços públicos no Aeroporto de Barajas, no estádio do Villarreal ou no Hospital Universitário de Burgos, entre outros. De acordo com as empresas, “o robô precisa apenas de oito minutos para desinfetar uma área de 25 metros quadrados”, o que classificam como tempo de limpeza “recorde”.

Dado que a sua [do ZenZoe] ação não é tóxica, não implica tempos de espera para que se possa voltar a utilizar o espaço desinfetado. A tecnologia está indicada para ser utilizada em diversos espaços: de hospitais a fábricas, centros comerciais, escritórios ou outras instalações de grande dimensão”, refere a empresa em comunicado.

Para garantir estas afirmações, os responsáveis pelo ZenZoe dizem que a “luz ultravioleta utilizada pelo ZenZoe foi testada pelos investigadores do Laboratório Nacional de Doenças Infecciosas Emergentes da Universidade de Boston”. De acordo com estes responsáveis, os investigadores expuseram o ZenZoe a “materiais infetados com o SARS-CoV-2 (vírus que provoca a Covid-19) concluindo que, com a dose e aplicação indicadas, reduz o vírus em 99,99%”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[O ZenZoe em funcionamento, como mostrado no vídeo promocional divulgado pelas fabricantes]

O robô é distribuído em Portugal pela Aura Light, uma empresa especializada na venda de iluminação interior e exterior.